Fazenda é proibida de exercer atividades sem licença

em 29 September, 2010


A AGU (Advocacia-Geral da União) impediu, na Justiça, que o proprietário da Fazenda Três Pinheiros, localizada no Município de São Desiderio, na Bahia, continue realizando atividades agrícolas na sua propriedade sem licença ambiental e em desconformidade com a legislação.

O fazendeiro havia sido autuado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) por não ter licença ambiental necessária para as atividades. Além da multa de R$ 15 mil, o Ibama embargou as atividades agrícolas. Inconformado, o proprietário solicitou à Vara Única da Subseção Judiciária de Barreiras a anulação da autuação. Mas o juiz de primeira instância negou o pedido.

O caso então foi levado ao TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região). O fazendeiro alegou ter optado por desenvolver as atividades, sem o licenciamento ambiental, em virtude da demora da autarquia em conceder a licença.

A Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama argumentou que a demora para a concessão não é argumento suficiente para a anulação da multa e do embargo. Os procuradores sustentaram, também, que a hipótese levantada de excesso de burocracia e de demora do Poder Público não pode ser comprova, já que o autor sequer demonstrou ter protocolado pedido no Instituto para conseguir a licença.

O TRF1 acolheu os argumentos destacando que “suposta demora do órgão ambiental competente não autoriza o agravante a explorar atividades agrícolas em sua propriedade sem a indispensável licença ambiental prévia”. Com informações da AGU.




1 Comentário

  1. Fabrício Bôer da Veiga, 13 anos atrás

    Os agricultores do Oeste da Bahia não podem ser tratados como criminosos, tal como pretenderam as operações advindas da Era Minc.
    A mora dos órgãos ambientais em realizar o procedimento administrativo foi um motivo relevante, principalmente antes da mudança de competência ocorrido em 2006, com a alteração do art. 19 do Código Florestal, mormente por ocorrência de casos de corrupção, que foi notoriamente veículado pela imprensa.
    Existem vários argumentos, e procedimentos técnicos que podem mitigar a situação dos agricultores que estiverem em situação irregular.
    Estamos à disposiçao para qualquer eventual esclarecimento.


Deixe um comentário