Ibama acolhe recomendação do MPF e abre sindicância em SP

em 15 September, 2010


O corregedor-geral do Ibama, Curt Trennepohl, nesta terça-feira (13/09), compareceu pessoalmente ao Ministério Público Federal em São Paulo e informou que o órgão acatou recomendação do MPF e que as denúncias formuladas por funcionários do órgão “serão devidamente apuradas por meio de sindicância”. Segundo o corregedor, se necessário serão instaurados procedimentos administrativos disciplinares contra os envolvidos.

A procuradora da República Inês Virgínia Prado Soares informou que aguardará a colheita de depoimentos e o resultado da sindicância para dar prosseguimento à investigação e afirmou não questionar o trabalho da Corregedoria do Ibama e que ao determinar a corregedoria que investigasse as denúncias dos funcionários do órgão busca “a devida resolução do caso”.

No final de agosto, o Ministério Público Federal recomendou ao presidente do Ibama a instauração de procedimento administrativo para apurar a responsabilidade da superintendente do órgão em São Paulo e de outros funcionários, em irregularidades que teriam beneficiado pelo menos cinco empresas.

A denúncia feita ao MPF em São Paulo provocou a abertura de inquérito civil público para apurar os fatos. Um dos casos relatados foi a desconstituição da interdição do porto de Santos por falta de licença ambiental, determinada por três fiscais do órgão no último dia 7 de julho. A interdição foi suspensa em apenas três horas pelo próprio Ibama, que afirmou que a medida administrativa foi “resultado de iniciativa isolada” dos fiscais, que foram afastados de suas funções e estão sendo investigados internamente. Com informações do MPF.




Deixe um comentário