Justiça SP retira clube de tiro e anexa área ao Horto Florestal

em 16 September, 2010


Em 21 de setembro, Dia da Árvore, o Instituto Florestal de São Paulo irá formalizar a apropriação de 17 hectares do CPT (Clube Paulistano de Tiro), na zona norte da cidade. A área, que estava sob concessão privada desde 1939, agora integrará o Parque Estadual Alberto Löefgren, o Horto Florestal. O evento será na Avenida Santa Inês, número 3321, às 14 horas.

O processo de apropriação começou em 1995, quanto foi revogada a concessão. O caso, no entanto, ficou pendente, pois um processo judicial pleiteava que o Estado pagasse ao clube indenização por benfeitorias ligadas à construção de imóveis na área.

Apesar da sentença, em 23/08/2010 o clube foi obrigado a deixar o local sem receber o dinheiro, já que outra decisão judicial em uma ação civil pública por danos ambientais obrigou que o valor fosse retido em juízo. A estimativa é que o valor para recuperação da área onde o CPT desenvolvia suas atividades é cerca de três vezes o valor que o clube receberia pelas benfeitorias.

“O novo espaço será utilizado para atividades de educação ambiental, cursos e treinamentos”, diz Rodrigo Victor, Diretor Geral do Instituto Florestal, órgão da SMA que administra o Horto. Segundo ele, as atividades serão diárias e, em geral, agendadas.

Segundo Rodrigo Victor, uma das atividades já programadas para o local é o treinamento do Núcleo de Educação Eco-profissional, curso de dois anos que tem como objetivo fomentar o conhecimento em meio ambiente. Hoje essa tarefa é realizada na parte social do Horto e, com a nova aquisição, “transferiremos o local das aulas para área menos movimentada, mais ampla, na qual poderemos construir oficinas”. Com informações da SMA.




2 Comentarios

  1. Israel M Lopes, 13 anos atrás

    O local será utilizado como um centro para atividades de Educação Ambiental, além do “Programa de Jovens – Meio Ambiente e Integração Social da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo” o espaço possivelmente terá uso pelas comunidades do entorno e isso já começou logo nesta data, 21 de setembro, com o plantio de 100 mudas de árvores nativas realizado pelas autoridades presentes, vários Núcleos de Educação Profissional do Programa de Jovens, duas escolas e voluntarios. Foi um ótimo evento.

  2. wagner jacoto, 12 anos atrás

    fiquei contente com a resolução mais tambem sou atirador esportivo e gostaria de saber para onde foi o clube paulistano de tiro fico no aguardo a resposta


Deixe um comentário