Prefeitura é processada por fazer estrada sem licença ambiental

em 11 October, 2010


O MPF (Ministério Público Federal) no Maranhão ajuizou  ação civil pública pedindo a condenação do município de Santa Rita pela construção de uma estrada de acesso à chamada “Praia do Caranguejo”, localizada às margens do Rio Mearim. A via corta os campos inundáveis, uma área de preservação permanente, e foi construída sem a devida licença ambiental e autorização de supressão, causando uma série de danos ao ecossistema local.

Entre os prejuízos, enumeram-se a alteração na paisagem do lugar, a supressão da vegetação natural do terreno, a modificação no fluxo hidrológico local por conta das alterações realizadas no relevo, além de danos à ictiofauna (conjuntos de peixes de uma região), com base em laudos da Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Superintendência de Patrimônio da União.

O relatório técnico do Ibama e laudo pericial apresentado pela Superintendência de Polícia Federal no Maranhão apontam que já foram construídos e pavimentados com piçarra cerca de 4.250 metros de extensão de estrada, com previsão para chegar a 12 quilômetros.

Pela legislação, as áreas de preservação permanentes só podem ser alteradas com apresentação de licença ambiental e autorização de supressão da área, documentos inexistentes no caso da estrada santarritense. Além disso, parte da via foi construída em uma área de influência flúvio-marinha, tratando-se, portanto, de espaço integrante do patrimônio da União.

Histórico

Antes de entrar com a ação, o MPF procurou esclarecer os fatos através do procedimento administrativo que começou em dezembro de 2008, onde requisitou à prefeitura de Santa Rita a identificação da empresa responsável pela realização das obras, as origens dos recursos e as cópias das licenças ambientais respectivas e do projeto do empreendimento.

Inicialmente, o gestor municipal negou a existência de obras de construção da estrada e não apresentou nenhuma das informações solicitadas, deixando a entender que a administração municipal teria apenas interesse em executar o referido empreendimento.

Algum tempo depois, a prefeitura informou que tinham se iniciado apenas trabalhos de melhoramento da estrada, autorizados por uma declaração de dispensa de licenciamento ambiental, expedida pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais. A dispensa, porém, refere-se a uma estrada com apenas cinco quilômetros e não com os 12 planejados.

Em resposta, o denunciante então encaminhou reportagem do jornal “O Imparcial”, do dia 14 de dezembro de 2007, que afirma que o objetivo da construção da estrada é ligar o município de Santa Rita à “Praia do Caranguejo”, criando então um novo ponto turístico no Estado do Maranhão.

Em vista disso, o MPF entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal pedindo a condenação do Município de Santa Rita. Segundo a ação, a prefeitura não poderá dar continuidade às obras sem a devida licença ambiental e autorização específica. O Município deve também promover a recuperação da área degradada, restabelecendo o status ecológico anterior às alterações provocadas.

E, ainda, os danos causados devem ser compensados com a criação de uma Unidade de Conservação Ambiental, localizada preferencialmente no mesmo ecossistema atingido. O MPF pediu também uma indenização pecuniária em virtude do dano ambiental causado, cujo valor a ser fixado será revertido ao Fundo Nacional de Direitos Difusos. Com informações do MPF.




2 Comentarios

  1. Tweets that mention Prefeitura é processada por fazer estrada sem licença ambiental « Observatório Eco -- Topsy.com, 13 anos atrás

    [...] This post was mentioned on Twitter by M Clasen, Observatório Eco. Observatório Eco said: Novo artigo: Prefeitura é processada por fazer estrada sem licença ambiental http://tinyurl.com/29kn7dv [...]

  2. antonio jose marinho, 13 anos atrás

    Assim,como em santa rita,o ministerio público deveria também se manifestar na ilha de são luis,arespeito das construções irregulares, na área das paliodunas.Pois os arranhas ceus estão se multiplicando no velocidade impressionante.


Deixe um comentário