Matilha Cultural, apaixonada por cães, completa 7 anos

em 3 May, 2016


cultural

Quando o universo de coletivos ainda era pouco conhecido e praticado no cenário paulistano, surgia a Matilha Cultural. Em 5 de maio de 2009, um edifício no centro de São Paulo abria suas portas, movimentando o universo cultural e também contribuindo para a atuação e formação de profissionais do terceiro setor e de propostas coletivas. O panorama de seus projetos é eclético. A diversidade a faz aberta, mas com perfil intrinsecamente ligado à cena urbana, hip hop, skate, cachorro e meio ambiente. A Matilha Cultural também inovou, criando, dentre outras iniciativas, a sessão de cinema que permite o ingresso de cães. Algo também inovador.

E por que os cães? Pela paixão por esses animais, presente desde sua origem, surgida a partir da produtora de cinema OLLDOG FILMES. Seus integrantes visualizaram a iniciativa inicialmente com o objetivo de abrir uma sala de cinema, ante a situação de falta de espaços para as produções independentes. Outra proposta: oferecer sessões de cinema gratuitas ou a preços populares, tornando-se assim, opção para os custos altos das sessões de cinema.

Quando encontraram o galpão vazio no centro, acreditaram ser o local ideal para inaugurar não só uma sala de cinema, mas também um Centro Cultural. Após dois anos de adaptações no espaço, a Matilha Cultural saiu do projeto, com ambiente expositivo, sala multiuso, café, além de um cinema com 68 lugares. Fortalecer a cena independente da cultura nacional.

Dentre as propostas da Matilha, estão fomentar práticas e pensamento sustentável, principalmente por meio da cultura, promover relacionamento cultural internacional, realizando projetos que favoreçam o intercâmbio cultural entre nações. “Nossa proposta é também ser um espaço comprometido com as novas tendências fundamentalmente contestadoras da produção artística, além de promover, com nossas ações, a conscientização sobre o meio ambiente com um olhar atento sobre nosso contexto sustentável”, explica Ricardo Costa um dos idealizadores do espaço.

Nestes sete anos, ao aglutinar projetos e expressões culturais atuais, a Matilha Cultural funciona como um centro de ideias coletivas. Ao longo desse período, toda a programação foi gratuita ou a preços populares, totalizando cerca de 100 exposições, mais de 500 sessões de cinemas, eventos musicais, feiras de adoção, lançamentos de livros e outros produtos, oficinas com artistas, eventos nas ruas e cursos. Investe ainda em selo musical, com foco em produções de hip hop, rap e funk. Dentre as propostas estudadas para ações, a Matilha pretende se aproximar do universo educativo, por meio de parcerias com faculdades. “Os estudantes já são público do espaço e queremos que eles estejam mais próximos, em projetos e iniciativas”, diz Ricardo. Com informações da assessoria.

Serviço:

MATILHA CULTURAL
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636
Horários de funcionamento: terça-feira a domingo, da 12h às 20h/ exceto sábados: 14h às 20h
Wi-fi grátis
Cartões: VISA (débito/ crédito)
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães

Clique aqui para conhecer o site. 




Deixe um comentário