Economia de energia elétrica, um conflito de gerações

em 5 July, 2016


luz

A adoção de tecnologias de controle de iluminação em casa pode ajudar a preencher a lacuna entre as gerações e reduzir os gastos com energia elétrica. A conclusão é do estudo Consciência e Práticas de Consumo de Energia nos lares da América Latina, de iniciativa da Lutron Electronics, líder mundial em controle de iluminação elétrica e natural com foco na eficiência energética e preocupada em tornar as residências lugares sustentáveis.

Realizado no Brasil, México e Colômbia, o estudo mediu as ações adotadas pelas pessoas em relação à economia de energia, assim como o impacto que esta questão tem em cada residência e a importância do assunto quando se fala em mudanças climáticas.

Um fato importante revelado neste estudo é que os pais e mães de família são os que mais insistem em desligar as luzes em espaços desocupados de uma casa. Além disso, são eles que desaprovam o uso simultâneo de diversos dispositivos eletrônicos, mostrando a grande diferença na consciência sobre o consumo de energia entre pais e filhos.

De acordo com a pesquisa, 53% dos entrevistados no Brasil – todos com idades entre 25 e 45 anos – afirmam que são eles próprios os mais preocupados com a economia de energia em casa, enquanto 35% garantem serem os seus parceiros. Apenas nove por cento atribui essa preocupação a pais e avós, dois por centro a irmãos e um por cento a amigos.

“Mas por outro lado, a geração mais jovem, com menos de 18 anos, é aquela que adota inovações tecnológicas com mais facilidade. Não nos surpreende saber que crianças de três anos sabem usar diversas funções de um smartphone”, afirma Pedro Polo, diretor-geral da Lutron no Brasil.

“Tanto no Brasil quanto no México e na Colômbia oito em cada dez pessoas entrevistadas estavam prontas para adotar tecnologias de controle de iluminação, sendo a economia de dinheiro a primeira motivação para isso, seguida pela contribuição que isso pode trazer para o meio-ambiente”, completa o executivo.

Inovações para o controle de iluminação, como as da Lutron, podem se tornar uma ponte para reduzir o abismo entre os pais, interessados em reduzir o consumo de energia, e seus filhos, interessados em novas tecnologias. Afinal, controlar a iluminação de uma casa a partir de um tablet ou smartphone pode ser bastante divertido.

No Brasil, o local onde as luzes ficam mais acesas desnecessariamente é a cozinha, enquanto no México são os quartos e na Colômbia, os banheiros.

Um primeiro passo, por exemplo, pode ser o uso do Maestro Wireless com sensor de presença. A tecnologia do sistema oferece uma funcionalidade impressionante e conveniente quando se trata de controle de iluminação. O sistema é extremamente fácil de instalar e operar, o que possibilita controlar os níveis de luz com uma combinação de até 10 dimmers, interruptores, sensores e controles sem fio, tudo com o toque de apenas um botão. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário