Guia vai ajudar Estados na regularização do Código Florestal

em 14 July, 2016


floresta

Se integralmente implementado, o Código Florestal tem o potencial de conservar mais de 150 milhões de hectares de vegetação nativa no Brasil, sequestrando cerca de 100 bilhões de toneladas de CO2. No entanto, faltam ainda as regulamentações de 14 estados, sendo que dos 13 estados que regulamentaram um teve a regulamentação suspensa judicialmente e um está em processo de revisão. Além disso, algumas regulamentações não são completas, dificultando o cumprimento da Lei.

Neste contexto, o Instituto BVRio e o Observatório do Código Florestal criaram um Guia para a Elaboração dos Programas de Regularização Ambiental dos Estados. O objetivo deste guia é contribuir com os órgãos públicos estaduais e do Distrito Federal na regulamentação, refletindo a síntese dos elementos relevantes para que a implantação do Novo Código Florestal se dê com segurança jurídica e agregue sustentabilidade ao meio rural brasileiro.

Clique guia_pra_vf

A implementação da Lei resultará em uma melhoria significativa da governança relacionada ao uso do solo e em substanciais contribuições para a conservação da biodiversidade e para o armazenamento de carbono em uma escala regional, colocando o setor produtivo agropecuário brasileiro na vanguarda da sustentabilidade mundial e possibilitando o alcance das metas climáticas brasileiras apresentadas na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21).

“Para que isso ocorra, é necessária a regulamentação e implementação dos Programas de Recuperação Ambiental (PRAs) pelos Estados e pelo Distrito Federal, com a definição de regras sobre o cumprimento das obrigações e incentivos relacionados à Lei para atender as especificidades locais”, ressalta Roberta del Giudice, advogada ambiental do iBVRio.

Para possibilitar a implementação deste aspecto da Lei, o Governo Federal já regulamentou o PRA, no que lhe cabia, e diversos estados já regulamentaram suas versões desta obrigação (até Março 2016, o PRA foi regulamentado por 13 estados). É necessário dar maior celeridade por parte dos estados e consistência de suas regulamentações em relação ao texto da Lei Florestal, para assegurar que a implementação da Lei ocorra de forma harmônica em todo o território nacional. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário