JBS Ambiental aplica a gestão inteligente de resíduos sólidos

em 17 September, 2016


reciclar

A JBS Ambiental, unidade de negócio da JBS especializada em soluções voltadas para a gestão de resíduos sólidos, tem como um dos principais pilares o chamado ciclo fechado. Este processo permite que os resíduos reciclados sejam inseridos novamente no mercado, após processo de transformação, e convertam em outras matérias-primas ou produtos, o que significa um importante ganho de eficiência econômica e sustentável na cadeia produtiva.

“Por meio do conceito de ciclo fechado conseguimos um ganho sustentável completo. Todo resíduo coletado e tratado pode ser inserido em forma de matéria-prima no próprio processo produtivo, ou seja, é realizado aproveitamento máximo deste material. Esta é uma importante ferramenta de gestão de resíduos utilizada pela empresa”, afirma Andressa de Mello, diretora da JBS Ambiental.

O ciclo fechado compreende todas as etapas da cadeia, desde a geração do resíduo, passando pelo processo de reciclagem, até a criação de outros novos produtos a partir da matéria-prima tratada.

Dessa forma, a gestão de plástico tem como objetivo final a criação de novos produtos como resinas plásticas, sacos de lixos industriais e sacolas plásticas. Em 2015, por exemplo, foram produzidas mais de três toneladas de resinas e três milhões de sacos de lixo. Todos os produtos são utilizados nas operações da empresa no Brasil.

Presente em dez plantas da JBS, a unidade de negócio voltada para a gestão de resíduos foi criada há 12 anos e sua matriz está localizada em Lins, no interior de São Paulo, onde estão instalados os galpões que separam, higienizam, trituram e preparam o material reciclável. Além de atender a própria empresa, a JBS Ambiental também presta serviços para clientes externos. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário