Cientistas alertam sobre as mudanças no Ártico

em 18 January, 2017


artico

Nesta quarta-feira (18/01), cientistas eminentes, representantes de governo e líderes empresariais se reúnem para discutir e enfrentar os desafios complexos que a mudança do Ártico representa para o mundo. O recado dos cientistas para a delegação de Davos – a audiência global mais poderosa do mundo – é claro: as contínuas mudanças de temperatura no Ártico têm sérios efeitos sócio-econômicos no resto do mundo.

Além de apresentar as últimas descobertas sobre a ciência do Ártico e solicitar a mobilização de uma equipe de resposta internacional, eles também estão colocando seu conhecimento à disposição para ajudar os líderes políticos e empresariais a moldar uma agenda internacional que enfrente esses efeitos.

Para reforçar a urgência da questão, os dez principais especialistas globais em assuntos relacionados ao Ártico estão acampados no Arctic Basecamp, que foi especialmente construído em Davos para chamar a atenção dos participantes do Fórum, no qual serão apresentados uma série de painéis de discussão ilustrando as mudanças causadas pelo aquecimento global:

● Medições de longo prazo demonstram claramente que o Ártico está se aquecendo a uma taxa superior ao dobro da média global;
● Os eventos extremos estão se tornando mais comuns; em algumas regiões do Ártico, as temperaturas durante o Natal foram cerca de 20 ° C acima do que é esperado para esta época do ano;
● Nos Alpes suíços, a mudança climática está encurtando a estação de neve devido à fonte de neve na primavera anterior;
● O Acordo de Paris estabelece que as temperaturas globais não devem exceder o limite de 2 ° C em comparação com os tempos pré-industriais, porém uma média global de 2 ° C significaria 5 ° C ou mais de aumento de temperatura no Ártico.

Segurança climática

Segundo Christiana Figueres, ex-Secretária Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, “Estamos vendo no Ártico sinais de que a mudança climática está progredindo muito rapidamente, mesmo com apenas um grau de aquecimento. Tais evidências incontestáveis ​​da angústia do nosso planeta não podem ser ignoradas e os impactos para a economia global, da produção de alimentos à estabilidade civil, estão aumentando”.

Para ela, um mundo climaticamente seguro, onde a natureza prospera e as oportunidades para todos são abundantes, ainda está dentro de nosso alcance. Ações para reduzir a poluição que causa o aquecimento global estão aumentando em intensidade em todo o mundo. “A mudança para uma economia de baixo carbono agora é imparável, mas será que poderá ser feita em tempo hábil? Estamos todos unidos em querer um ambiente seguro e estável com empregos de longo prazo que atendem a economia do amanhã. Vamos aproveitar essa consciência coletiva e usá-la para aumentar a ambição, aumentar a velocidade e a escala da transição e alcançar uma virada nas emissões de gases de efeito estufa até 2020″.

Vídeo oficial 

O evento é organizado pela Universidade de Lancaster, pelo British Antarctic Survey (BAS) e pelo Instituto Federal Suíço de Pesquisas sobre Floresta, Neve e Paisagem WSL. A Universidade de Lancaster e o BAS são membros do projecto ICE-ARC (Ice, Climate e Economics – Arctic Research on Change), financiado pelo 7º Programa-Quadro da União Europeia. O ICE ARC examina as mudanças atuais e futuras no gelo marinho do Ártico nas condições atmosféricas e oceânicas, bem como as consequências destas mudanças tanto na economia da área como em aspectos sociais, como sobre os povos indígenas. O Instituto Federal Suíço de Pesquisas sobre Montanhas e Nuvens Florestais WSL é membro fundador do Instituto Polar Suíço.

O Professor Gail Whiteman, Universidade de Lancaster, lembra que “Sabemos que a ciência tem respostas importantes na avaliação dos riscos globais associados à mudança do Ártico e precisamos torná-la o mais visível possível em Davos. A mudança do Ártico está em uma conjuntura crítica; escolhas difíceis precisam ser feitas e devem ser baseadas em evidências e não orientadas ideologicamente. Em última análise, queremos ver uma nova Plataforma Global para a Ação no Ártico, e ela começa aqui, com esta cúpula”.

Vídeo oficial do World Economic Forum sobre o Ártico, clique aqui.

Agenda política

Para Jeremy Wilkinson, do BAS, “É fantástico que as questões do Ártico estejam na agenda política e empresarial, pois são muito relevantes para a sociedade. Os cientistas devem construir relacionamentos significativos com os decisores políticos, líderes empresariais, economistas e os povos do Ártico, a fim de fornecer acesso às mais recentes pesquisas que podem, então, apoiar a tomada de decisão.”

O Diretor do WSL, Professor Konrad Steffen, lembra que “As Regiões Polares, bem como as regiões alpinas, terão de duas a três vezes o nível médio de aquecimento global previsto para o futuro. Precisamos agir rapidamente para atrasar ou impedir a perda das massas de gelo nas montanhas e o encolhimento das duas calotas polares, o que levará a aumentos insustentáveis ​​do nível do mar”. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário