Guia digital gratuito ensina como cultivar alimentos orgânicos

em 2 January, 2017


organico

Para incentivar e orientar a produção de alimentos orgânicos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibiliza gratuitamente aos agricultores e demais interessados as “Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica”. O material elaborado pelo Mapa pode ser baixado pelo site da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Pasta Estadual.

No total, são 124 fichas divididas nos temas “Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas”, “Sanidade Vegetal”, “Práticas Conservacionistas” e “Produção Vegetal”, que deverão ser atualizadas periodicamente.

Baixe aqui as Fichas Agroecológicas.

Além do preparo do solo, é possível aprender como utilizar os insumos para o controle sanitário animal e vegetal, técnicas de adubação verde, plantio consorciado e outras práticas em conformidade com o meio ambiente e as normas de segurança alimentar. Lançado em novembro, o documento pode ser acessado graças a uma parceria entre o Ministério e a Secretaria, que integra a Comissão da Produção Orgânica de São Paulo (Cporg/SP).

Para o titular da Codeagro, Michel Reche Beraldo, a iniciativa contribui para disseminar o conceito de agricultura sustentável. “A produção de orgânicos mais que dobrou nos últimos três anos, passando de 6.700 unidades de produção orgânica em 2013 para 15.663 atualmente. Por isso, é fundamental orientar a população e as cadeias produtivas para que cada vez mais possamos utilizar métodos seguros para a produção de alimentos de qualidade e acessíveis”, afirmou. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário