Mapeando o verde urbano nas principais cidades do mundo

em 10 January, 2017


VERDE

Quais são as cidades que possuem mais verde em suas ruas? O Senseable City Lab do MIT está buscando a resposta para essa pergunta através de um novo projeto chamado Treepedia.

Trata-se de um site de mapas que avalia a densidade da copa das árvores em 10 cidades globais, como Londres, Nova York, Los Angeles, Paris e outras, o Treepedia usa informações do Google Street View para criar o que ele chama de Índice de Visão Verde - uma classificação que quantifica o quão verde uma vista de rua parece de acordo com o número de árvores existentes.

lead

O resultado do trabalho do Treepedia é um catálogo detalhado do verde urbano existente nas cidades em variados pontos, permitindo a navegação do internauta por inúmeras imagens. Além de trazer infográficos comparativos entre as cidades avaliadas. Dessa forma, nos mapas o verde indica a cobertura da copa das árvores, marrom indica uma falta de cobertura de árvores nas áreas pesquisadas e preto indica as regiões que ainda não foram pesquisadas.

Para quem gosta de explorar a textura das cidades, os mapas são certamente uma interessante navegação – e esse engajamento é o ponto. O objetivo geral do projeto é tornar mais acessíveis os problemas do planejamento urbano e ambiental (e os dados que os sustentam) para os moradores, interessados e os profissionais que atuam na área. Com informações do MIT.

Clique aqui para conhecer mais do Treepedia.




Deixe um comentário