Senado americano amplia a possibilidade de caça a ursos e lobos no Alasca

em 23 March, 2017


vida (1)

O Senado Americano votou nesta terça-feira (21/03) a abolição de uma regra que restringe práticas de caça específicas em refúgios de vida silvestre no Alasca – incluindo o uso de armadilhas, iscas e tiroteios aéreos – alegando que os funcionários do Estado devem ser capazes de definir os termos para a conservação da vida selvagem em terras públicas dentro de suas próprias fronteiras.

Com 52 votos a favor e 47 contra, essa votação representa uma ação republicana, que usa um poderoso instrumento legislativo – a Lei de Revisão do Congresso – para eliminar regulamentos que o governo do presidente Barack Obama aprovou antes de deixar o cargo em janeiro. A medida só precisa da assinatura do presidente Trump para se tornar lei.

Com o apoio de Trump, os republicanos do Congresso estão trabalhando sistematicamente para desfazer várias salvaguardas ambientais, trabalhistas e financeiras que a administração  aprovou no final do mandato de Obama. De acordo com a lei de 1996, qualquer regra eliminada da legislação não pode ser reintegrada de forma “substancialmente semelhante”.

Na avaliação de Alli Harvey, representante do Alasca na campanha “Nossa América Selvagem” do Sierra Club, “esta resolução enfraquece a gestão baseada na ciência dos animais selvagens e a premissa básica das terras públicas como locais para a conservação da vida selvagem”. Ele enfatiza que a medida “substitui salvaguardas ambientais nacionais fundamentais em nome de interesses especiais restritos”.

Importante destacar que o Sierra Club é a maior e mais influente organização ambiental da América, com mais de 2,7 milhões de membros e apoiadores.

Para piorar as coisas, os ativistas da Sierra Club e muitos outros grupos de proteção da vida selvagem vêem isso como o início de mais ataques às terras públicas e à vida selvagem do Alasca que precisam de proteção permanente.

“Parques e lugares selvagens estão sob ataque implacável. Os refúgios de vida selvagem do Alasca são algumas das paisagens mais incríveis do país e o lar de nossos animais selvagens mais emblemáticos como lobos e ursos-pardos “, afirma Dan Ritzman, diretor do programa Alasca do Sierra Club.

A medida que resgata o uso de métodos bárbaros de caça aprovada pelo Senado Americano defende um conjunto estreito de interesses de caça extrema e coloca a vida animal selvagem em extremo perigo por permitir a morte dos animais, incluindo filhotes.

A permissão de caça no Alasca sempre foi tema controverso no Estado, a National Rifle Association apoiou a derrubada da regra, como fez o Departamento de Alaska de Peixe e o Safari Club International. Em meados de janeiro, o estado do Alasca desafiou o regulamento vigente, junto com uma regra de caça anterior emitida pelo Serviço Nacional de Parques, em um tribunal federal.

A medida que amplia a caça no Alasca deve em breve se tornar lei, afinal o presidente, Donald Trump, permanece sem animais, status que o torna o primeiro líder dos EUA em 150 anos sem um animal de companhia e deixa a Casa Branca sem um cão ou gato.




Deixe um comentário