Advogada cria o Museu do Clima em Nova York

em 13 February, 2018


Museu

Miranda Massie, advogada especializada em direitos civis em Nova York (EUA), é a fundadora do Museu do Clima na cidade. Em 2015, o furacão Sandy mudou a vida de Miranda, moradora no West Village, ela observou a água inundar a cidade. O impacto foi tão forte, que as questões ambientais e as mudanças climáticas ganharam sua atenção e seu ativismo.

O museu que ela fundou e do qual é diretora, por enquanto, ainda não tem espaço próprio. Por isso realiza exposições pela cidade sobre o tema, como forma de sensibilizar as pessoas para o tema. Contudo, Miranda Messie acredita que em breve terá sua sede e poderá replicar o conceito deste museu em outras cidades pelo mundo.

Por que precisamos de um Museu do Clima?

A missão do museu, na visão de sua fundadora Miranda Massie, é formar um público consciente e motivado sobre as mudanças climáticas. Ela quer mudar a maneira como nossa cultura se relaciona com as questões do clima. O que falta é um grande esforço para educar o público sobre o tema, em sua opinião.

Ela acredita que se a ignorância climática persistir estaremos comprometendo drasticamente o nosso futuro. É necessário educarmos as pessoas sobre os riscos climáticos, envolvê-las em busca de soluções, ampliarmos o conhecimento e reduzir positivamente os impactos climáticos.

O Conselho de Curadores do museu reúne ambientalistas, cientistas, arquitetos, especialistas em relações públicas, artistas e outros. E vê como desafiadora a tarefa de engajar o público na causa ambiental.

Ao jornal The New York Times, Miranda Massie disse que os museus têm como objetivo provocar pensamentos, sentimentos e diálogos. “Um museu do clima, se bem feito, pode ajudar a iniciar uma conversa importante sobre as mudanças climáticas na América”, acredita. À ela, pela iniciativa, nós do Observatório Eco, dedicamos nossos votos de absoluto sucesso.

Clique aqui para acessar o site The Climate Musuem.




Deixe um comentário