Sim, os animais têm personalidade, afirma biólogo

em 28 February, 2018


Pet

O biólogo americano, especialista em vida selvagem, Dr. John A. Shivik, acaba de publicar o livro “Mousy Cats and Sheepish Coyote: a Ciência das Personalidades dos Animais”, onde demonstra que os animais possuem personalidades e que esta evolução está alterando a biologia da vida selvagem.

Dr. John Shivik aprendeu por vários anos na pós-graduação que os animais agem simplesmente por instinto. Contudo ao conviver com coyotes e trabalhando como pesquisador regional federal da vida selvagem, conduzindo cães de busca para salvamento e observando os animais por um bom período de tempo concluiu que os mesmos são bem imprevisíveis e bipolares.

Suas pesquisas mostram que indivíduos diferentes dentro de cada espécie possuem comportamentos singulares. Alguns pássaros variam de agressivos a passivos. Existem aranhas solitárias e outras que vivem em grupo. primatas avaliam situações emocionais para resolverem conflitos de personalidade, e até alguns répteis são amistosos entre si.

Shivik sabe que para os donos de animais de estimação a conclusão de que “cada pet é único”, não mostra uma nova tese. Porém, requer coragem, trazer estes estudos da vida selvagem para outro patamar. Liberar a ciência de alguns limites devido a arrogância antropocêntrica.

Em seu livro, o autor defende que a personalidade é como “uma alquimia indescritível e inefável”, uma força “que deve ser consistente para ser demonstrável, mas não se trata de uma programação estática e robótica”. Ele explica que aceitamos a intuição (personalidade), mas não podemos mensurá-la, como peso e altura.

O campo da pesquisa de personalidade animal está florescendo e precisamos de novas ferramentas e abordagens para compreender a vida selvagem de maneira mais ampla.

O livro “Mousy Cats” é de agradável leitura e divertido, está recheado de conversas entre os amantes do animais. (Você sabia, por exemplo, que a clonagem não recria a personalidade do animal?)

Temos muito a aprender sobre a vida selvagem e o livro reforça que a noção de variação individual é o princípio impulsionador do sucesso da vida na Terra. Podemos aprender e muito com o comportamento das aves, aranhas e lagartos, por exemplo, e aperfeiçoar o comportamento humano, na avaliação do biólogo.

“Mousy Cats” certamente lhe dará mais razões do que nunca para proteger a vida selvagem e também o ajudará a justificar o tempo gasto com seus pets em brincadeiras, uma vez que você avaliará cientificamente as artimanhas de seu animal de estimação.

livro (1)

(Extraído do Sierra Club)




Deixe um comentário