Juiz marca audiência histórica sobre Ciência do Clima nos EUA

em 9 March, 2018


lei

O juiz do tribunal distrital dos Estados Unidos, William Alsup, que julgará o processo movido pelas cidades de Oakland e San Francisco (EUA) contra cinco grandes corporações de petróleo, ordenou um tutorial histórico em que ambas as partes terão a chance de apresentar sua visão da ciência por trás da mudança climática, segundo informações do McClatchy Washington Bureau.

“Este será o mais próximo que veremos de um julgamento sobre a ciência do clima nos Estados Unidos, até o momento”, disse Michael Burger, chefe do Centro Sabin para a Lei de Mudanças Climáticas na Universidade de Columbia.

A audiência marca o mais recente desenvolvimento de um processo judicial inovador. São Francisco torna-se a primeira grande cidade dos EUA a processar a indústria de petróleo sobre as mudanças climáticas seguida por Oakland.

Alegações científicas

As cidades afirmam que as empresas mencionadas no processo Chevron, ConocoPhillips, ExxonMobil, BP e Royal Dutch Shell – “sabiam há décadas que o aquecimento global causado por combustíveis fósseis e o aumento acelerado do nível do mar representavam um risco catastrófico para os seres humanos”. Eles estão, portanto, processando as empresas pelos custos de adaptação ao desafio climático, como a construção de muros marinhos.

O juiz Alsup marcou a audiência para o dia 21 de março e pediu para que cada parte prepare uma apresentação em duas etapas.

De acordo com ao despacho do juiz Alsup, “a primeira parte traçará a história do estudo científico das mudanças climáticas”, enquanto “a segunda parte apresentará a melhor ciência agora disponível sobre o aquecimento global, derretimento das geleiras, aumento do mar e inundações costeiras”.

Avaliação

O conselheiro geral internacional da EarthRights, Marco Simmons, disse que a audiência é um desenvolvimento positivo. “O tribunal está forçando essas empresas a avaliarem sua compreensão da ciência climática, que eles tentaram desesperadamente evitar fazê-lo”.

Ainda assim, a decisão de Alsup não é totalmente favorável às cidades, que apresentaram uma moção para que o processo fosse julgado nos tribunais da Califórnia, que desenvolveram precedentes em torno da lei do “incêndio público”.

O juiz Alsup, em vez disso, considerou que o caso pertencia ao tribunal federal. “[A] decisão estadual com cinquenta respostas diferentes para a mesma questão global fundamental seria inviável” defendeu.

(Extraído do EcoWatch)

 




Deixe um comentário