Cresce movimento para banir o uso de canudinhos de plástico

em 29 May, 2018


Canudos

A presença maciça de canudos de plásticos em bares, restaurantes e lanchonetes nos Estados Unidos, se tornou o foco da preocupação de ambientalistas e formuladores de políticas públicas em defesa do meio ambiente. A aflição com a grande quantidade desse tipo de material plástico de uso único,  que acabam em aterros sanitários e nos oceanos levantou a bandeira em busca de mecanismos que possam inibir ou proibir o uso desse material descartável.

O esforço para eliminar os canudos plásticos recebeu um grande impulso dos relatórios recentes de que o enorme acúmulo de plástico e outros resíduos flutuando no oceano entre São Francisco e Havaí cresceu e pode cobrir uma área quase quatro vezes maior que a Califórnia. Outro estudo de 2011 já indicava que 67% do lixo, nas ruas da cidade de São Francisco, é composto de embalagens descartáveis de refeições para viagem.

Assim, São Francisco estuda criar uma legislação que possa banir o uso de canudos de plástico em breve de bares, lanchonetes e restaurantes. E também se avalia estender a proibição para outros materiais descartáveis desse segmento.

Muitos restaurantes em São Francisco já optaram por banir os canudos de plásticos e optaram por canudos de papel, considerados uma opção ecológica, e, em alguns casos, os fornecem apenas mediante solicitação.

Outras cidades americanas, por meio de decreto, estabeleceram que os restaurantes perguntem aos clientes se eles querem usar o canudo de plástico, antes de colocá-los na bebida. Outras autoridade estudam a possibilidade de taxar o uso desse material descartável em restaurantes.

Nova York

Legisladores da cidade de Nova York também apresentaram um projeto de lei que proíbe o uso de canudos de plástico em todos os bares e restaurantes da Big Apple, unindo-se à crescente guerra mundial contra esse flagelo ambiental .

“Há 500 milhões de canudos sendo usados todos os dias nos EUA”, disse o vereador Rafael L. Espinal Jr., principal patrocinador do projeto, ao NY1. “É o suficiente para encher o Yankee Stadium cinco vezes.”

Os 8 milhões de toneladas de lixo plástico que flui em nossos oceanos a cada ano podem facilmente prejudicar ou atrapalhar a vida marinha, e é por isso que é importante evitarmos mais danos. Como Rafael Espinal twittou: “É hora de nós, como consumidores, proteger nosso planeta, livrando-nos da nossa dependência do plástico de uso único”.

Reino Unido

A primeira-ministra britânica, Theresa May, também pediu uma proibição nacional de canudos de plástico no mês passado.

União Européia

A Comissão Européia propôs, nesta segunda-feira (28/05), a proibição de produtos plásticos de uso único, como cotonetes e canudos de plástico, e colocou o ônus da limpeza dos resíduos nos fabricantes, em um esforço para reduzir o lixo marinho, segundo informações da agência F. Reuters.

Pela proposta, os produtos plásticos de uso único, com alternativas prontamente disponíveis, serão banidos e substituídos por materiais ambientalmente mais sustentáveis.

A medida proposta também exige que os países da União Européia coletem 90% das garrafas descartáveis de bebidas plásticas até 2025 e os produtores ajudem a cobrir os custos de gerenciamento e limpeza dos resíduos.

“O desperdício de plástico é inegavelmente um grande problema e os europeus precisam agir juntos para resolver este problema, porque o lixo plástico acaba em nosso ar, nosso solo, nossos oceanos e em nossa comida”, disse Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Européia.

O plástico que se acumula nos oceanos do mundo tornou-se uma questão política importante para os governos, com cientistas alertando sobre seus efeitos na cadeia alimentar.

Uma pesquisa publicada na revista online Scientific Reports estima que um pedaço de lixo de cerca de 79 mil toneladas métricas – 1,8 trilhão de peças – de plástico se formou no Oceano Pacífico, consistindo principalmente de redes de pesca, recipientes de plástico, embalagens e cordas.

Brasil

Apesar da lei de Resíduos Sólidos tratar da reciclagem de materiais, responsabilidades pela logística reversa e coleta seletiva, muito pouco tem sido feito no Brasil.

Assim, a indústria alimentícia, bem como, bares, restaurantes e lanchonetes devem ficar atentos ao uso de material descartável, pois cedo ou tarde, essa questão será pautada no país.

Porém cabe desde já ao consumidor e frequentador de bares, restaurantes e lanchonetes, mudar seu comportamento e recusar o uso de canudinhos de plástico, a exemplo do que já está acontecendo em outros locais do mundo, assim, o Planeta agradece! Mudar o comportamento pode salvar nossos Oceanos!




Deixe um comentário