Editora Marte lança a obra Beija-Flores do Brasil

em 4 June, 2018


flor

O Brasil possui a maior diversidade de aves do mundo, são mais de 1900 espécies registradas. Entre elas estão os beija-flores. Podem voar rapidamente, com movimentos quase mágicos, e o seu tamanho minúsculo cativa pessoas de todas as idades. Possuem cores brilhantes e iridescentes, que os tornam ainda mais carismáticos e enigmáticos.

No país já foram registradas 87 espécies de beija-flores, mais do que qualquer outro país fora dos Andes. Dessas, pelo menos 18 só são encontradas no país, e apenas a Colômbia possui um número maior de espécies endêmicas. Um total de 371 espécies são reconhecidas, ocorrendo desde o Alasca, nos EUA, até a Terra do Fogo, no sul da Argentina, divididos em 709 subespécies, distribuídas em mais de cem gêneros.

A obra Beija-Flores do Brasil reúne e recapitula o conhecimento sobre os beija-flores nacionais, apresenta mapas detalhados de distribuição, além de informações sobre cada espécie, incluindo o seu habitat, ecologia, sistema social, nidificação e o estado de conservação de cada uma das espécies.

Os autores Luís Fábio Silveira e Eduardo Parentoni Brettas apresentam também as plantas polinizadas pelas espécies de beija-flor, mostrando a importância desses seres pequeninos em perpetuar a vida de outas espécies, pois sem eles muitas plantas seriam incapazes de se propagar.

Ilustração

Em todo o livro podem ser observadas as diferentes cores de cada ave. A coloração da plumagem não é proporcionada por pigmentos, mas por um fenômeno óptico conhecido por iridescência. Pequenas estruturas que compõem as penas possuem grânulos de melanina organizados de tal maneira que os comprimentos da onda de luz podem ser refletidos de modo diversificado, ou seja, variando da posição em que o observador se encontra. Brettas diz que usou aproximadamente duas mil cores na paleta para a pintura dessas espécies. “É inacreditável! O brilho e toda a intensidade de cor está em cada beija-flor pintado para o livro”, completa.

A anatomia das asas dos beija-flores permite que estas aves possam se mover em qualquer direção, em uma rapidez dificilmente vista em outros animais, e podem alterar a rota e a velocidade subitamente. Com maestria, realizam movimentos para frente e para trás, para o alto e para baixo e pode até parar no ar. Nas menores espécies, as asas batem até 80 vezes por segundo. Os beija-flores voam muito rápido, frequentemente alcançando os 80 km/h e, em voos curtos e de perseguição, podem chegar a 150 km/h. E haja coração, pois o deles bate 1200 vezes por minuto enquanto em movimento e, quando pousado, fica em “apenas” 600 vezes por minuto. Com informações e fotografias da assessoria. Arte: Observatório Eco.

Título: Beija-Flores do Brasil

Autor: Luís Fábio Silveira

Ilustrador: Eduardo Parentoni Brettas

Editora: Marte

Edição: 1ª

Ano: 2018

Idioma: Português / Inglês

Especificações: Capa Dura | 394 páginas |

Acabamento: Luxo com sobrecapa e capa em tecido
ISBN: 978-85-69827-03-0

Dimensões: 27,5 x 34,0 cm

Papel: Couché brilho




6 Comentarios

  1. Larissa, 5 anos atrás

    Que lindo!
    Como faço para adquirir a obra?
    Procurei nas livrarias on-line mas não encontrei…
    Obrigada :)

  2. Cristiano Wesley Soares de Lima, 5 anos atrás

    Olá como eu faço para adquirir esse livro?

  3. Marinei Simas, 5 anos atrás

    Amei a ideia ! Preciso saber valor e a livraria q tem a obra.

  4. Adelar Alfredo Wagner, 5 anos atrás

    como faço para adquirir este livro? Gostaria de presentear meu pai neste dia dos pais.

  5. KELLI DA SILVA SANTOLI, 5 anos atrás

    Gostaria de aquirir o livro como faço?

  6. Itacir Antônio Agliardi, 5 anos atrás

    Prezados Senhores,
    Gostaria de adquirir o livro, porém não encontrei em nenhuma livraria para compra-lo. Aguardo informações.
    Att: Itacir Antonio Agliardi


Deixe um comentário