Evento gratuito debate o futuro dos oceanos

em 4 June, 2018


mar

A Scientific American Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP e o Instituto de Estudos Avançados da USP, irá comemorar o Dia Mundial dos Oceanos (08/06) com um seminário que discutirá questões cruciais sobre a conservação e futuro dos oceanos.

Serão abordados quatro temas chaves:

  • Oceanos e mudanças climáticas;
  • Preservação da vida e biodiversidade marinha;
  • Soluções para um mar sem lixo; e
  • Estratégias de conservação marinha, com destaque para as áreas marinhas protegidas.

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia. Dia: 08 de junho de 2018, São Paulo. Acesse aqui para se inscrever.

Oceanografia

A oceanografia é uma área do conhecimento interdisciplinar cujas origens remontam à necessidade do ser humano de entender o ambiente marinho de forma a garantir a manutenção das atividades culturais, econômicas e de subsistência e a prevenir os efeitos negativos de eventos extremos, como tempestades e inundações.

Os Seminários de Manejo Integrado foram idealizados em 2006 como um instrumento adicional para a formação de recursos humanos em gestão e governança costeira e oceânica, discutindo temas atuais e estimulando o contato com profissionais atuantes na área.

Vinculados inicialmente à disciplina de “Manejo Integrado de Ecossistemas Costeiros e Oceânicos” do Instituto Oceanográfico da USP, os seminários emanciparam-se, buscando integrar diversos temas direta ou indiretamente relacionados às linhas de atuação da oceanografia.

A integração de diferentes visões e práticas profissionais é um princípio que rege a definição de temas e palestrantes para o evento, o qual é visto como uma estratégia de aproximação dos alunos do curso de oceanografia com as mais variadas formas de atuação profissional.

Importância do mar 

Maior e mais importante ecossistema do planeta, o mar regula a vida na Terra. Sem ele, a vida no planeta não existiria ou, ao menos, seria radicalmente diferente de tudo o que conhecemos.

Os oceanos cumprem papel fundamental no equilíbrio climático do planeta: regulam a circulação atmosférica, distribuem umidade e controlam as temperaturas do planeta. São os maiores produtores de oxigênio da Terra. Sequestram carbono e metano da atmosfera, mitigando o efeito estufa.

O mar guarda um imenso patrimônio de biodiversidade e é fonte de alimento para bilhões de pessoas. Possui recursos minerais e farmacológicos inestimáveis, proporciona lazer e recreação, movimenta o turismo. Os oceanos são as grandes autoestradas do comércio global.




Deixe um comentário