A crise das mudanças climáticas precisa ser enfrentada, diz Nancy Pelosi

em 6 January, 2019


Nancy Pelosi

A congressista democrata Nancy Pelosi, eleita no início de 2019, presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, se tornou a mulher mais poderosa dos país e a terceira pessoa na linha de comando político americano, deve liderar a oposição ao presidente Donald Trump e terá a responsabilidade de comandar a pauta do Congresso americano.

Nancy Pelosi é deputada na Câmara desde 1987, eleita pela cidade de San Francisco (Califórnia), em 2007 se tornou a primeira mulher a chefiar a mesma Câmara.

Em seu primeiro discurso na Câmara dos Deputados, na 116ª sessão do Congresso, nesta quinta-feira (03/01), Nancy Pelosi, foi aplaudida de pé depois de pedir ações contra as mudanças climáticas, de acordo com informações do Ecowatch.

“Devemos também enfrentar a ameaça existencial de nosso tempo: a crise climática, uma crise que se manifesta em desastres naturais de proporções épicas. O povo americano entende a urgência. As pessoas estão à frente do Congresso. O Congresso precisa se juntar a eles”, afirmou Nancy Pelosi em seu discurso.

No entanto, para alguns ativistas climáticos, as pessoas ainda estão à frente do Congresso, apesar das palavras de Pelosi.

Green New Deal

Durante seu discurso, ela promoveu um novo “Comitê Seleto sobre a Crise Climática”, mas os jovens progressistas que querem um Green New Deal para fazer a transição da economia dos EUA para a energia renovável, proporcionando empregos e melhorando a igualdade dizem que o novo comitê não irá  longe o suficiente.

O Sunrise Movement, que impulsionou o Green New Deal na mídia com um protesto no escritório de Pelosi em novembro, disse que o comitê falha em 3 pontos principais.

1. Permite que os membros aceitem doações de empresas de combustíveis fósseis.

2. Não foi autorizado a criar um plano para fazer a transição dos EUA para se afastar do uso dos combustíveis fósseis dentro do prazo de 12 anos que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas diz ser necessário para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

3. Não menciona combinar essa transição com uma pressão por maior justiça econômica e racial.

Os ativistas também criticaram o novo comitê por falta de poder de intimação, um poder que os comitês climáticos selecionados anteriormente tinham.

“Os líderes democratas tiveram a oportunidade de abraçar a energia dos jovens e apoiar o #GreenNewDeal, mas eles falharam mais uma vez”, disse Varshini Prakash, co-fundador da Sunrise Movement, em comunicado. “Este comitê está desdentado e mais fraco do que o primeiro Comitê de Seleção do Clima de uma década atrás, e isso não nos leva significativamente mais perto de resolver a crise climática ou consertar nossa economia quebrada.”

No entanto, membros experientes do Congresso disseram que os objetivos políticos unidos sob a bandeira do Green New Deal ainda poderiam ser realizados, mas comitês permanentes como Energia e Comércio são o veículo mais provável para impulsioná-los.

“Progressistas como eu, que entendem como o sistema funciona, têm toda a confiança de que poderemos fazê-lo dentro do sistema existente”, disse o deputado democrata da Virgínia, Donald McEachin, ao POLITICO em um artigo detalhado sobre os planos climáticos dos democratas. “Energy and Commerce é minha escolha principal, porque esse é o comitê que realmente vai escavar e fazer o que esses jovens progressistas estão procurando.”

O seleto comitê será liderado por Kathy Castor, uma democrata da Flórida que não apoiou a convocação do Green New Deal. Terá até março de 2020 para apresentar recomendações de políticas a outras comissões e terá nove membros democratas e seis membros republicanos. Seus membros ainda não foram selecionados.

Embora o tema das mudanças climáticas não seja pacífico entre os políticos americanos, ter Nancy Pelosi, como presidente da Câmara dos Deputados americanos deve de alguma maneira contribuir para que ações efetivas possam ser tomadas, lembrando que segundo informações da BBC, Nancy Pelosi ao longo de sua carreira como deputada se envolveu numa longa batalha para transformar uma base militar em San Francisco num parque natural.




Deixe um comentário