5 livros escritos por mulheres preocupadas com o Planeta

em 8 March, 2019


5 LIVROS

O Observatório Eco compartilha com seus leitores 5 sugestões de livros, que de alguma maneira tratam do tema ambiental e são escritos por mulheres preocupadas com a preservação e o futuro do Planeta. A lista é uma homenagem ao dia Mundial da Mulher, comemorado em 08 de março.

Cada autora revela um aspecto importante do período em que vivemos, como o Planeta é destruído, mas também esperanças de que um longo trabalho em prol da consciência ecológica pode ajudar na preservação da vida na Terra.

São obras recentes publicadas entre 2018 e 2019, que trazem aventuras, reflexões, conhecimento e revelam a importância do tema ambiental e como as mulheres estão protagonizando uma oportunidade espetacular de pensarmos com mais amor pela vida de todos os seres vivos no Planeta.

Cristina Serra – Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil

A jornalista Cristina Serra narra a tragédia ocorrida na cidade de Bento Gonçalves (MG), e arredores com o rompimento da barragem de Fundão de responsabilidade da Samarco, que ocorreu em 05 de novembro de 2005. O livro consegue avaliar vários aspectos da tragédia humana e ambiental.

Cristina demorou 3 anos para escrever o livro, com uma apuração detalhada, se preocupou com aspectos técnicos como o tipo de barragem que se rompeu, os liames do processo de licenciamento ambiental e desdobramentos jurídicos. Seu livro busca respostas para a seguinte reflexão: “por que as forças econômicas e políticas não conseguem conciliar desenvolvimento e um meio ambiente saudável e equilibrado, bem comum de toda a coletividade, da presente e das futuras gerações, como consagrado na Constituição de 1988?”

Tragédia em Mariana: A história do maior desastre ambiental do Brasil       Livro Cristina
Isbn: 9788501115737
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 15,5 x 22,8 x 2,6
Páginas: 486
Ano de edição: 2018
Editora: Record

Carol Manzoli Palma – Do Direito Ambiental à Educação Ambiental – Contribuições do Pensamento, Vida e Obra de Paulo Affonso Leme Machado

A advogada Carol Manzoli Palma escreveu “Do Direito Ambiental à Educação Ambiental – Contribuições do Pensamento, Vida e Obra de Paulo Affonso Leme Machado”. O livro é resultado de seu trabalho de doutorado, no qual ela pesquisou a história de vida do jurista Paulo Affonso Leme Machado e a interface necessária entre Educação e Direito Ambiental.

O livro revela o caminho percorrido pelo jurista na criação da legislação ambiental brasileira e os desafios enfrentados. Além disso, mostra a preocupação do professor Paulo Affonso Leme Machado no desenvolvimento da educação jurídica e ambiental.

Título: Do Direito Ambiental à Educação Ambiental – Contribuições do Pensamento, Vida e Obra de Paulo Affonso Leme Machado Carol livro
Isbn: 9788582481271
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 14×21
Páginas: 192
Ano de edição: 2018
Editora: Letras Jurídicas

Barbara Veiga – Sete anos em sete mares: Minha jornada ao redor do mundo em defesa do meio ambiente

Barbara Veiga, fotógrafa e jornalista, narra sua jornada para se tornar ativista ambiental e ajudar a melhorar o Planeta. Trabalhou junto ao Greenpeace, Sea Shepherd e Avaaz.

Em sua jornada foi presa, cruzou oceanos, se apaixonou pela vida marinha, enfrentou piratas e dessa experiência tem a certeza que o caminho é a defesa do meio ambiente, sempre.

Título: Sete anos em sete mares: Minha jornada ao redor do mundo em defesa do meio ambiente Livro Barbara
Isbn: 9788555030871
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 16 x 23
Páginas: 336
Ano de edição: 2019
Editora: Seoman

Gisele Bündchen – Aprendizados – Minha caminhada para uma vida com mais significado

A ex-top model Gisele Bündchen narra sua trajetória nas passarelas da moda desde os 14 anos e dá pinceladas sobre suas escolhas, motivações e desafios. Além disso, revela sua trajetória ambiental e os trabalhos desenvolvidos em prol do Planeta. Gisele conta no livro que trabalha pela proteção do meio ambiente desde 2004, quando visitou a Amazônia pela primeira vez e viu de perto como as tribos indígenas, principalmente crianças e idosos, estavam sendo envenenadas e até morrendo por causa dos agrotóxicos e do mercúrio que polui o rio onde os indígenas se banham.

Gisele acredita que qualquer ataque à Natureza é um ataque a todas as formas de vida. Por isso, desde 2009 aceitou ser Embaixadora da Boa Vontade pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. No livro, ela conta também que seu pai a ajuda em vários projetos ambientais no Brasil e que é cofundadora do site Believe.Earth. Parte da renda com os direitos autorais da obra, impressa em papel certificado, será revertida para seu projeto de conservação, o Água Limpa. Detalhe: o livro foi escrito originalmente em inglês e traduzido para o português.

Aprendizados: Minha caminhada para uma vida com mais significado Livro Gisele
Isbn: 9788546501274
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 15,7 x 23 x 1,3
Páginas: 240
Ano de edição: 2018
Editora: Sela Best Seller – Editora Record

Sônia Bridi – Laowai (Estrangeiro) – Histórias de uma repórter brasileira na China

No livro, Sônia Bridi conta os dois anos que residiu na China com a família. Trata do cotidiano e das transformações ocorridas no país. Revela detalhes da política, educação, meio ambiente, saúde, tradições, e muito mais sobre o modo de vida dos chineses.

Sônia Bridi, tem reportagens na televisão reveladoras sobre o impacto das mudanças climáticas, tema que inclusive Sônia também abordou em livro anterior.

Título: Laowai – Histórias de uma repórter brasileira na China Livro Sonia
Isbn: 9788582304976
Idioma: Português
Encadernação: Brochura
Formato: 15,8 x 23 x 2,1
Páginas: 392
Ano de edição: 2018
Editora: Matrix




Deixe um comentário