Governo francês é processado por descumprir acordos climáticos

em 18 March, 2019


Acordo

Quatro organizações – Oxfam, Greenpeace, Fondation Nicolas Hulot pour la Nature et l’Homme e Notre Affair à Tous – afirmam na ação judicial que o governo francês adiou várias vezes as políticas de implementação para a redução da emissões de GEE, conforme exigido por sua política climática nacional, e não respeitou compromissos internacionais. As informações são do site Climate Liability News.

As ONGs ajuizaram uma ação judicial no Tribunal Administrativo de Paris, nesta quinta-feira (14/03), contra o governo francês. Na ação, elas alegam que o governo deixou de cumprir seus compromissos com o Acordo Climático de Paris e outros acordos nacionais e internacionais.
Com isso, a França violou seu dever ao não tomar medidas para limitar o aumento da temperatura global a menos de 2 graus Celsius.

As organizações – Oxfam, Greenpeace, Fondation Nicolas Hulot pour la Nature et l’Homme e Notre Affair à Tous – também afirma que o governo francês adiou várias vezes as políticas de implementação para reduzir as emissões, conforme exigido por sua política climática nacional, e não respeitou. compromissos internacionais.

As organizações pedem ao governo francês que implemente integralmente suas políticas e cumpra seus acordos climáticos. Elas também estão pedindo compensação por danos causados ​​a seus membros e ao meio ambiente.

“O Estado não está cumprindo os compromissos que assumiu, especialmente no contexto do Acordo de Paris de 2015″, disse Cecile Duflot, ex-ministra e atual diretora executiva da Oxfam France.

“O Estado é um litigante como qualquer outro, nosso objetivo é que ele seja condenado a agir”, disse ela à rádio France Inter.

A França, como os países ao redor do mundo, já está sentindo os impactos da mudança climática, incluindo intensas ondas de calor e aumento dos eventos de chuvas.

De acordo com o Índice de Risco Climático Global da Germanwatch, a França é o mais vulnerável de todos os países da Europa às mudanças climáticas e o 18º mais afetado do mundo.

A organização Fondation Nicolas Hulot pour la Nature et l’Homme foi fundada por Nicolas Hulot, um ex-ministro do Meio Ambiente que renunciou no ano passado devido ao que considerou o fracasso da França nas questões do clima e outras políticas ambientais. A organização reuniu mais de 2 milhões de assinaturas em uma petição apoiando o litígio.

O processo foi divulgado pelo presidente francês Emmanuel Macron, durante sua participação em Nairóbi para o One Planet Summit, em uma reunião de altos funcionários, CEOs e jovens que trabalham para apresentar iniciativas destinadas a alcançar as metas do Acordo de Paris.

“A solução está em todos nós. Sobre esta questão, não é o povo contra o governo. Esse absurdo deve parar ”, disse Macron. “Todos nós devemos agir – os governos devem agir, as grandes empresas devem agir, os investidores precisam agir, os cidadãos devem agir – todos juntos.”, afirmou Macron.

Dever do Estado

Os queixosos dizem que Macron e o governo francês apenas falam, mas agem pouco. Eles também dizem que colocar o ônus sobre os cidadãos é uma distração do fracasso do governo em regular adequadamente os emissores de carbono.

“Não estamos reduzindo as emissões de gases de efeito estufa neste país, e pior eles estão subindo 6% mais do que deveria entre 2015 e 2018″, disse Paul Mougeolle, advogado da Notre Affair à Tous.

Ele disse que, para o processo ter sucesso, os queixosos devem convencer o tribunal de que o Estado tem o dever de combater as mudanças climáticas.

“Isso não é apenas um argumento legal, mas também terá efeitos práticos, porque, se você reconhecer, deverá cumprir a ciência mais recente”, disse ele. As organizações terão que mostrar que, embora as emissões de gases de efeito estufa da França sejam relativamente baixas – apenas 1,2% do total de emissões globais -, elas ainda estão causando grandes danos ao clima.

As organizações enviaram uma carta de notificação formal ao primeiro-ministro Edouard Philippe e 12 membros do governo em dezembro, descrevendo os impactos climáticos que a França já está experimentando e explicando como o fracasso do governo em atuar põe em perigo o bem-estar dos cidadãos franceses. Eles conclamaram o governo a adotar estratégias específicas de adaptação e mitigação climática.

François de Rugy, o ministro francês da transição ecológica e solidária, respondeu em fevereiro, dizendo que o governo já está agindo. Ele disse também disse que os cidadãos franceses devem mudar seu comportamento.

“Esperamos muito tempo por uma resposta do governo, mas ela não anunciou novas medidas de longo alcance”, disse Marie Pochon, porta-voz da Notre Affaire A Tous.

Judicialização da questão climática

Cada vez mais, cidadãos em todo o mundo estão pedindo aos tribunais para forçar os governos a tomarem medidas mais imediatas e urgentes para reduzir as emissões de carbono.

Três famílias na Alemanha entraram com um processo em outubro passado para obrigar o governo a cumprir as metas de redução de emissões. A União Europeia enfrenta um processo por 10 famílias que entraram com um processo em junho passado, alegando que as atuais metas climáticas da UE não são suficientes para proteger seus direitos à vida, saúde, ocupação e propriedade. Um tribunal britânico rejeitou recentemente um apelo do grupo ambientalista sem fins lucrativos Plan B para forçar o governo a fortalecer suas metas climáticas. Vinte e um jovens queixosos no processo constitucional do clima constitucional, Juliana v. Estados Unidos , esperam forçar o governo dos EUA a implementar um plano baseado na ciência para proteger o clima para as gerações futuras.

A Mougeolle disse que o novo caso difere de outros processos porque não há demandantes individuais, apenas organizações não-governamentais, que na França têm o direito de exigir o fim dos danos ecológicos.

“Estamos exigindo não só a reparação dos danos ecológicos, mas também a prevenção de danos futuros”, disse Mougeolle.

A ação está prevista para levar cerca de dois anos para tramitar no Tribunal. Se as reivindicações forem rejeitadas, as organizações poderão apelar para um tribunal superior.




Deixe um comentário