Empresas do mercado pet apostam em produtos parecidos aos dos humanos

em 16 August, 2019


FEIRA

Produto contra mau hálito, móvel personalizado, capa de chuva, jaqueta jeans… Soa familiar? São itens presentes na casa de todos os brasileiros. Acontece que agora eles invadem também o cantinho dos pets. Segundo o Instituto Pet Brasil, o país tem atualmente quase 140 milhões de pets, mais de  um animal de estimação para cada dois habitantes. Eles conquistaram os lares brasileiros e são vistos por muita gente como parte da família, por isso, a preocupação do mercado em criar produtos que permitam um cuidado personalizado para cada um.

Na próxima semana, em São Paulo, os principais players do setor se reúnem na PET South America para apresentar as inovações da área. Tem snack vegano, shampoo com ingredientes naturais, cadeirinha para uso em carro e bike, colchão ortopédico… Tudo pensado para o bem-estar do animal e, consequentemente, do dono, cada vez mais exigente quando o assunto é bicho de estimação.

Conheça alguns destaques da feira

Cadeirinha para carro e bike

A Tubline, empresa que começou apostando em produtos para a segurança dos bebês, antes de migrar para o mercado pet, ganhou destaque no setor ao investir em cadeirinhas para transportar os animais de estimação em carros e bikes. Segundo Marcus Vinicius Sinhoreto, gerente de marketing da marca, elas proporcionam um passeio mais seguro para o dono e mais agradável para os bichinhos. São modelos com dois tamanhos – que carregam até 15 quilos, dobráveis e fáceis de transportar. “Hoje em dia as pessoas querem que os pets acompanhem sua programação e estejam presentes nas atividades cotidianas.

Resultado disso é que as nossas vendas em Transpets (cadeirinhas para automóveis) registraram um crescimento de 10 a 15% nos últimos cinco anos e em Transbike (para bicicletas), mais de 100%, estimuladas pela busca por melhor qualidade de vida e pelo incentivo das cidades por meios de locomoção mais ecológicos”, explica. Ele também atribui esses números às campanhas para conscientizar a população da necessidade de se cumprir a lei, que exige que o animal esteja preso no banco traseiro do carro para impedir que atrapalhe o motorista, evitando acidentes. A infração gera pontos na carteira, além de multa.

 Jornal higiênico lavável

Para aqueles que não abrem mão quando o assunto é sustentabilidade e economia, a BARTÔ, empresa especializada em jornais higiênicos laváveis, aparece em destaque com o maior jornal higiênico do mercado, capaz de ser lavado até 210 vezes, seja manualmente ou na máquina. O Diário Canino + é realmente um jornal informativo que traz notícias do mundo pet.

“Com duração média de seis meses a um ano, o tapete lavável é uma excelente opção pois gera uma economia anual de aproximadamente 80% quando se compara ao uso do descartável, além de produzir menos lixo diário, ajudando na preservação do meio ambiente”, afirma Fernanda Jaquetto, diretora comercial da marca. Com 70x100cm, o produto é a escolha perfeita para cães de médio e grande porte, com peso entre 20 a 35 kg, segundo a executiva. O jornal possui 3 camadas: uma impermeável e antiderrapante, outra absorvente e uma bacteriostática e minimizadora de odores, além de um sistema antivazamento para os machos. Tudo desenvolvido com uma tecnologia exclusiva para auxiliar no dia a dia com o pet.

Colchão ortopédico

Pensando no bem-estar do animal, a 4′Buddies criou um colchão ortopédico. A marca apresentará a novidade na 18ª edição da Pet South America, que acontece em agosto, no São Paulo Expo. O produto promete melhorar a qualidade do sono do pet e evitar dores comuns quando eles passam muito tempo deitados em colchões muito moles ou muito duros. Também é indicado aos animais que passaram por lesões ou procedimentos cirúrgicos. Segundo a empresa, é mais reto e firme, mais prático para o animal subir e a espuma ainda protege o pelo. “Hoje em dia precisamos pensar em tudo quando falamos dos animais”, explica Zeila Ferro, Diretora de Atendimento da 4’Buddies. Ela conta que a ideia foi do filho adolescente. “Ele via o avô muito tempo deitado em colchões assim e pensou se não era o caso de fazer algo semelhante para pets”.

Petiscos vegetarianos

A BFF Foods, companhia do Rio Grande do Sul, investiu em petiscos vegetarianos para cães em três versões: frutas, vegetais e care energy (de açaí). Hoje, eles representam 30% das vendas da empresa. “Quem segue esse tipo de dieta, segue por uma filosofia de vida. Então quer dar ao seu pet a mesma opção de alimento”, avalia Claudio Maia, gestor comercial e de marketing da BF Foods. Os petiscos são produzidos com farinhas naturais e proteína de soja. “Conseguimos manter o valor nutricional, mas com 0% de carne”, explica. Além disso, a linha vegetariana é livre de corantes, ideal para cães com alergia ou restrições alimentares. A empresa ainda vai lançar este mês, na maior feira do setor, a Pet South America, um osso 100% vegetal.

Produtos ecologicamente corretos

A linha de higiene e bem-estar da Empório Pet, que desde 2005 atua no mercado de embelezamento para animais, traz shampoos, condicionadores, máscaras e fragrâncias com produtos 100% naturais. “As pessoas buscam esse estilo de vida mais saudável, estão substituindo produtos químicos por ingredientes naturais, não só na comida, mas em tudo o que consomem. E com os produtos de higiene dos pets, não é diferente”, explica a empreendedora.

A inspiração veio da flora brasileira: castanha do pará, capaíba, andiroboa, papaia, pitanga e cacau são alguns ativos usados na criação dos produtos da Empório Pet. “Tudo é desenvolvido na concentração ideal para garantir a saúde da pelagem dos cães e gatos”, explica Angela. A empresa, que se diz pioneira no setor de cosméticos sustentáveis e ecologicamente corretos para pets, viu o boom deste mercado.

Segundo Angela, nos últimos 5 anos, a procura por produtos ecológicos para animais tem aumentando. Em 2014 e 2015, a empresa dobrou o faturamento e desde então vem mantendo um crescimento constante na casa dos 10% ao ano, isso apesar da crise econômica no país. “Com o aumento da demanda, agora trabalhamos para que esses produtos ecológicos para pet se tornem cada vez mais acessíveis”, conta a farmacêutica. Afinal, ao que parece, esse é um movimento sem volta.

Granulados higiênicos para cães

Ideal para os donos que querem acabar de uma vez por todas com o uso dos tapetes higiênicos e poupar o meio ambiente com a economia de plástico, a CarePet lança no Brasil a primeira linha de granulados exclusiva para cachorros. Um produto patenteado pela própria marca. A linha “Ecologicão” traz para o mercado pet uma opção ecológica para substituir os tapetes. A empresa é líder nacional em granulados higiênicos e promete revolucionar o mercado e o modo como os donos dos cães tratam as necessidades dos bichos.

Capas de chuva e botinhas de silicone

Faça chuva ou faça sol, os cachorros estão bem protegidos com o lançamento da nova linha de produtos da Pratix. As capas de chuva protegem os cães da água, mas, muito mais do que isso, deixam os cachorros estilosos e modernos. Destaque para a capa amarela. Já nos dias de sol forte, as botinhas feitas de silicone protegem as patas dos animais do calor do solo sem perder a pompa. Tanto estilo e design diferenciado garantiram à empresa crescimento de 32% no último ano.

Móveis funcionais para gatos

A Gattedo está entre as empresas que estreiam na PET South America este ano. Fundada em junho do ano passado, no Rio Grande do Sul, a marca aposta em uma área que, segundo as sócias, precisava de uma atenção especial do setor, focado nos cachorros: o lazer dos felinos. A startup vende arranhadores, móveis funcionais e playgrounds para gatos. “Vendemos soluções que ajudam a aumentar a qualidade de vida dos gatos, mas também agregam estilo à decoração da casa dos donos”, garante. “Somos favoráveis  à criação indoor dos gatos nas grandes cidades porque sabemos que na rua eles estão sujeitos a doenças, roubo, atropelamento, etc. Mas defendemos que a casa seja ambientada para eles. Para os felinos, afiar as unhas, por exemplo, é relaxante. Então tudo é desenvolvido para proporcionar isso a eles, um lugar para ficarem, que possam arranhar, brincar, se exercitar”, acrescenta a profissional. A ideia deu tão certo que hoje ela trabalha apenas por encomenda, faz entregas para todo o Brasil e ainda tem a expectativa de triplicar o faturamento até o fim do ano. Com informações e fotografias da assessoria. Arte: Observatório Eco.

Serviço:

Data: 21 a 23 de agosto de 2019

Horário: PETSA 13h às 21h / PET VET 10h às 20h

Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo, SP




Deixe um comentário