Projeto busca elevar oferta de cães-guia a pessoas com deficiência visual

em 1 August, 2019


Cao-guia

O Projeto de Lei 3125/19, em tramitação na Câmara Federal, cria o programa nacional de cães-guia com o objetivo de implantar centros de treinamento desses animais e integrar os já existentes.

A proposta também busca a disseminação de cursos de pós-graduação, em nível de especialização, para formação de treinadores e de instrutores de cães-guia; o estímulo ao voluntariado da população; e incentivos econômicos para treinamento desses animais.

De acordo com o texto, os centros de treinamento de cães-guia deverão dispor, no mínimo, de área de treinamento ao ar livre; canis de abrigo, de socialização e de treinamento; consultório de clínica médica veterinária e maternidade; sala de cirurgia emergencial; e salas de aulas.

O projeto propõe que a área de treinamento simule as vias, estruturas e obstáculos que podem ser encontrados em uma cidade e que os equipamentos listados sejam compartilhados com faculdades de medicina veterinária e/ou com hospitais veterinários.

O autor do projeto, deputado Diego Garcia (Pode-PR), lembra que ainda é muito limitada a oferta de cães-guia.

Em um país com mais de meio milhão de cegos e por menos de milhões de pessoas com baixa visão, simplesmente não havendo animais em quantidade e geograficamente próximos para atender a todos os pedidos de emprego e de trabalho. companhia ”, diz o parlamentar.

O projeto, que tramita em definitivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho e Administração Pública; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Com informações da Agência Câmara.




Deixe um comentário