Dia Mundial da Limpeza e a responsabilidade de cada um

em 20 September, 2019


limpo

Artigo de Antonio Luis Francisco. (PJ)

A cada edição – e felizmente! – percebemos o crescente engajamento da população com o Dia Mundial da Limpeza, ou originalmente World Cleanup Day, já que se trata de uma ação global. Neste ano, a iniciativa acontecerá no dia 21 de setembro e envolverá 157 países que estarão mobilizados para 24 horas de limpeza com o objetivo de conscientizar a sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Então, se você ainda não pensou nisso, ou não abraçou a causa, esta será mais uma grande oportunidade para fazê-lo!

A data é simbólica e serve, apenas, para nos levar a uma reflexão sobre o que temos feitos de nossas cidades e o quanto a poluição em suas mais variadas formas afeta a saúde e a qualidade de vida da população. A prática, diária e constante, é que realmente fará toda a diferença. E é pensando justamente nessa prática perene que atuamos em prol dos interesses coletivos do mercado de limpeza profissional e seu importante papel na promoção da sustentabilidade e da saúde das pessoas, uma vez que ambientes limpos reduzem de maneira significativa a incidência de doenças e absenteísmo.

De acordo com dados da ISSA – The Worldwide Cleaning Industry Association, ou Associação Mundial da Indústria de Limpeza, os reflexos da limpeza adequada contribuem sobremaneira com a economia: enquanto a possibilidade de contrair o vírus da gripe diminui em 80% em ambientes limpos e higienizados, a falta de limpeza aumenta em 54% a improdutividade gerada pelo absenteísmo.

Assim, a escolha correta de produtos, máquinas e acessórios, combinada com as técnicas adequadas de higienização garantem o bem-estar também dos trabalhadores. A realização de uma limpeza de forma profissional, seja nos ambientes domésticos ou de uso profissional, deve ser mais difundida na cultura do Brasil de forma a cuidar da saúde, preservar o meio ambiente, prevenir acidentes de trabalho, otimizar mão de obra e ainda economizar água e energia, outra grande e necessária preocupação.

O mundo mudou muito nos últimos séculos e a evolução trouxe efeitos positivos e negativos para as pessoas. A tecnologia a serviço da limpeza de áreas residenciais ou industriais, urbanas ou rurais é um dos meios de melhorar a qualidade de vida e proteger humanidade. Nesse processo, a tecnologia veio como um dos principais meios de transformação, da Revolução Industrial aos tempos de comunicação on-line.

O fato é que a vida que hoje experimentamos oferece conforto e facilidades, mas também efeitos danosos ao meio ambiente, às cidades e às pessoas, a exemplo da poluição, do excesso de resíduos e dejetos incorretamente descartados, que ameaçam a qualidade de vida e a saúde da população. Ou seja, estamos todos, seja pessoa física ou jurídica, nesse mesmo barco e para que ele continue navegando e siga na melhor direção cada um de nós precisa dar o seu melhor pela causa, fazer a sua parte!

Antonio Luis Francisco (PJ) é Diretor Geral da JactoClean – empresa do Grupo Jacto, referência nacional em soluções para limpeza e higienização.




Deixe um comentário