Nova ferramenta ajuda empresas a adotar medidas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

em 30 January, 2020


ODS

Com 10 anos para cumprir o prazo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030, foi lançada uma nova ferramenta online e gratuita de gerenciamento de impacto para a comunidade global de empresas. Disponível em cinco idiomas, o SDG Action Manager capacita empresas de todos os tamanhos, no mundo inteiro, a adotar medidas significativas e acompanhar seu progresso nos Objetivos Globais.

Desenvolvido pelo B Lab e pelo Pacto Global das Nações Unidas, o SDG Action Manager reúne a Avaliação de Impacto B do B Lab, os Dez Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com a intenção de viabilizar que empresas realizem ações significativas por meio de autoavaliação dinâmica, benchmarking e aprimoramento.

O SDG Action Manager, com acesso gratuito para empresas em todo o mundo, foi desenvolvido por meio do trabalho e feedback de várias partes interessadas, incluindo especialistas em sustentabilidade corporativa, a sociedade civil, a ONU e o mundo acadêmico. Ele é inspirado na comunidade de Empresas B Certificadas e nas empresas que participam do Pacto Global das Nações Unidas.

O SDG Action Manager foi desenvolvido com o generoso apoio financeiro dos seguintes parceiros: Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), Generation Foundation, Centro Internacional de Pesquisa para o Desenvolvimento do Canadá (IDRC), Emmanuel Faber como doador individual, Bill & Melinda Gates Foundation, Robert Wood Johnson Foundation, e Skoll Foundation.

É importante que as empresas da América Latina e do Caribe, participem e liderem uma transformação que vá além de apenas adaptar as práticas tradicionais aos ODSs, para também repensar modelos de negócios e fomentar a ação de uma voz coletiva.

Lise Kingo, CEO e diretora executiva do Pacto Global das Nações Unidas: “Apesar do progresso real da comunidade empresarial, há um reconhecimento claro de que a ação ainda não está à altura do desafio. A comunidade empresarial tem um papel importante a cumprir na promessa de promover prosperidade compartilhada e duradoura para todos. Com base em nossa abordagem baseada em princípios, o SDG Action Manager foi desenvolvido para mobilizar o setor privado a tomar ações significativas e nos colocar de volta aos trilhos para alcançar a Agenda 2030.”

Andrew Kassoy, cofundador e CEO do B Lab Global: “Mudar o papel das empresas na sociedade sempre foi a essência da visão do B Lab. E agora, faltando apenas 10 anos para cumprir a Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, o papel das empresas não é mais apenas participar da busca pelos Objetivos Globais, mas liderar — usar o poder dos negócios para resolver os problemas mais urgentes do mundo e inspirar outras pessoas a fazer o mesmo. O SDG Action Manager é uma ferramenta única que ajuda as empresas a agir e melhorar continuamente essa ação e, em última instância, a usar suas empresas como força para o bem.”

Carlo Pereira, diretor executivo da Rede Brasil do Pacto Global: “ Ingressamos na Década da Ação, como definiu o secretário-geral da ONU, António Guterres. Não há mais tempo a perder quando se trata de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O SDG Action Manager representa uma oportunidade real para que as empresas insiram de fato os ODS em suas estratégias de negócios, único caminho para avançarmos com a consistência e a velocidade necessárias.”

Marcel Fukayama, cofundador do Sistema B Brasil e diretor executivo do Sistema B Internacional: “O setor empresarial pode e deve protagonizar a implementação da agenda 2030. De uma maneira objetiva e usando uma linguagem comum, o SDG Action Manager se apresenta como a alternativa mais concreta para as empresas medirem e desenvolveram seu caminho de progresso em direção ao principal compromisso dessa década”. Com informações da assessoria.

Clique aqui para acessar o SDG Action Manager.




Deixe um comentário