Livro trata da recuperação das bacias hidrográficas

em 26 May, 2021


Livro 1

A obra “Fundamentos sobre produção de água”, de autoria do professor e engenheiro agrônomo Rinaldo de Oliveira Calheiros, é resultado de décadas de experimentos científicos – inicialmente no campo da hidrologia florestal e agora da agronomia – e trata sobre a produção de água na recuperação físico-hídrica das bacias hidrográficas além de trazer uma nova abordagem para se lidar com a crise hídrica.

O livro é didático, bem ilustrado e com boa consistência técnica, onde Rinaldo deixa claro que uma bacia hidrográfica, mesmo degradada, pode ser considerada uma fábrica de produção de água, onde cada elemento hidrológico – mata de topo de morro, terraços, mata ciliar e outros – desempenham papeis vitais no processo de descarga das águas subterrâneas. Dali sai nascentes e cursos d’água em maior volume, aumentando a disponibilidade hídrica para aproveitamento humano e sustentabilidade dos ecossistemas. “O termo produção de água causa controvérsia, muitos dizem que água não se produz porque ela já existe na natureza”, observa o autor.

Contudo, isso merece reflexão. “O milho, bem antes de o homem pensar em seu cultivo doméstico, também já existia na natureza, e hoje o agricultor é considerado produtor de milho. Portanto, a produção de água é um processo de engenharia agrícola que consiste na combinação dos fatores de elaboração com a finalidade de satisfazer necessidades humanas, em bens ou serviços”, compara Rinaldo.

No livro, o autor apresenta de forma sistemática, lógica e sequencial os fundamentos básicos que compõem o processo de produção de água, discute, corrige e desmitifica vários conceitos rotineiramente assumidos de maneira equivocada.

A publicação contou com o apoio da Agência dos Comitês de Bacias hidrográficas do Piracicaba, Capivari e Jundiaí e disponível para venda pela Editora Livroceres e pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – FUNDAG. Com informações da assessoria.

Disponível:

Editora Livroceres, acesse este link.




Deixe um comentário