Livro analisa os prejuízos econômicos provocados pela mudança climática

em 25 June, 2021


Livro

Junho, mês em que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente (05/06), é momento de fazer as contas e amargar um prejuízo: o mundo já está perdendo dinheiro com a mudança climática, um rombo que recai sobre setores tão diversos como agricultura, energia e saúde, com impacto ainda mais pesado em regiões como a da América Latina. É o alerta do livro Mudanças do clima – tudo o que você queria e não queria saber, de Sergio Margulis. 

A obra é editada pela Fundação Konrad Adenauer, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e tem distribuição gratuita, no site Mudança do Clima, neste link.

“Hoje o prejuízo da mudança climática é três vezes o prejuízo que a economia tem com a pandemia do novo coronavírus. Não é à toa que, em meio à pandemia do novo coronavírus, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, convocou chefes de 40 países para discutir mudança climática. Os EUA querem liderar a questão, que é chave para o desenvolvimento econômico mundial”, afirma o autor.

Com atuação como economista de meio ambiente do Banco Mundial, onde trabalhou por duas décadas, Margulis apresenta uma abordagem didática do desastre ambiental pelo ponto de vista econômico, baseado nos dados mais recentes sobre o aquecimento global. “O objetivo é massificar o assunto para chegar a todas as classes socioeconômicas. Às lideranças empresariais e governamentais para que tomem medidas que não sejam ‘para inglês ver’ e à população para que tome consciência e reivindique”, declara.

O texto discute quem são os responsáveis pela mudança climática, incluindo setores econômicos e classes de renda, geração e consumo de energia, o consumo como causa subjacente; negociações globais; adaptação e pobreza; redução de emissões e o papel do Brasil no contexto mundial, incluindo o controle do desmatamento, entre outros tópicos que abrangem das causas à solução.

A mudança climática exige transformação contundente e imediata da economia, por sobrevivência dos mercados e das pessoas, pontua Margulis. A grande causa do aquecimento global é o consumo realizado pelos países e indivíduos mais ricos. O prejuízo, no entanto, recai principalmente sobre os mais pobres, que têm menor capacidade de se adaptar e lidar com as novas condições climáticas.

“O carbono terá que ser precificado e nosso modelo de consumo terá que se ajustar a fim de viabilizar as medidas de redução de emissão de CO2 para uma recuperação ambiental que resguarde a continuidade dos mercados”, destaca.

 Os acordos mundiais ainda não foram efetivos nesse sentido, diz. “Os limites de emissão de gases poluentes para o mundo não aquecer acima de 2 graus são conhecidos. Eles deveriam ser o ponto de partida para as negociações globais do clima”, comenta Margulis, em crítica sobre Acordo de Paris, que terá seu aguardado terceiro encontro de signatários em novembro, na COP26, na Escócia. Com informações da assessoria. 




Deixe um comentário