ONU tem apoio de indústrias e empresas para criar tratado vinculante para coibir a poluição plástica

em 21 January, 2022


Plastico

Mais de 70 empresas e instituições financeiras de importância global – como Coca-Cola, Nestlé, BNP Paribás, L’oréal e outras – enviam um manifesto à ONU pedindo por um tratado juridicamente vinculativo sobre poluição por plásticos.

Esta é a primeira vez que os líderes da indústria defendem uma política tão robusta sobre a poluição plástica, e essa decisão ocorre apenas algumas semanas antes que os estados membros da ONU participem da UNEA 5.2, onde eles têm uma oportunidade crucial para negociar um tratado.

Para saber mais sobre essa importante iniciativa acesse aqui o site da UNEA.

O manifesto se baseia em dados extremamente relevantes de um relatório da Fundação Ellen MacArthur, com a WWF e o Boston Consulting Group (BCG), que aponta a importância de se estabelecer padrões globais e garantir que todos os países e negócios estejam cumprindo seus papéis.

Atualmente, 137 países têm regulamentações sobre plásticos descartáveis em vigor ou planejadas. Mas, embora haja algum progresso, os compromissos atuais dos governos e da indústria reduzirão o volume anual de plástico que flui para o oceano em apenas cerca de 7% até 2040. Por isso, a pressão para a criação de um novo tratado se torna cada vez mais emergente.

Mais ambição em defesa do Planeta

O manifesto das empresas está fortemente alinhado com uma resolução para estabelecer um mandato de negociação para um novo tratado que foi apresentado para a próxima UNEA por um grupo de 42 países, liderado por Ruanda e Peru. As discussões sobre o escopo e a ambição do novo tratado proposto estão em andamento e serão cruciais para determinar se este tratado será capaz de cumprir o objetivo de eliminar a poluição plástica.

Andrew Morlet, CEO da Fundação Ellen MacArthur, afirma: “A poluição plástica não para nas fronteiras, é um problema global que exige que empresas e governos trabalhem juntos em soluções globais. Hoje é a primeira vez que tantas empresas líderes se reúnem e pedem um tratado robusto e juridicamente vinculativo; um que estabeleça regras e regulamentos comuns, estabeleça condições equitativas e crie as condições necessárias para fornecer soluções globais coordenadas. Este manifesto envia uma forte mensagem aos decisores políticos de que agora eles têm uma oportunidade sem precedentes de solucionar o problema da poluição plástica”.

O Diretor Geral Internacional da WWF, Marco Lambertini, diz: “Precisamos de uma transformação robusta na forma como fazemos, usamos e reutilizamos o plástico. Não é mais uma questão de saber se precisamos de um tratado sobre poluição plástica, é mais sobre como esse tratado deve ser feito para enfrentar a desenfreada crise que temos hoje. Essas empresas estão pedindo aos governos que concordem com um conjunto de regulamentos e padrões globais juridicamente vinculativo, incluindo o reconhecimento explícito da necessidade de reduzir a produção e o uso de plástico virgem. Agora, vamos aproveitar o momento que estamos vendo em empresas, governos e sociedade civil para entregar um tratado forte e ambicioso na UNEA”. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário