Banco lança fundo vinculado a índice de créditos de carbono
Da Redação em 27 setembro, 2009
Tuite
|
O |
Itaú Unibanco lança, nesta segunda-feira (28/09), o primeiro fundo de investimentos brasileiro vinculado a um índice de créditos de carbono. O rendimento do Fundo Itaú Índice de Carbono será baseado no Barclays Capital Global Carbon Index Excess Return Euro (BGCI), índice mundial que monitora a performance dos créditos de carbono negociados no Emissions Trade Scheme (ETS) da União Européia e no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Destinado aos investidores com portfólio global de investimentos no Itaú Unibanco de no mínimo R$ 300 mil, o Fundo Itaú Índice de Carbono é um produto de estratégia protegida com prazo de duração de dois anos e taxa de administração de 2% ao ano, sem cobrança de taxa de performance. As operações estruturadas serão iniciadas em 9 de novembro deste ano, e o período de captação compreenderá o período de 28 de setembro a 6 de novembro de 2009.
Formalizado pelo Protocolo de Kyoto, o MDL permite que nações industrializadas utilizem os créditos de carbono para cumprir as suas metas de redução de emissões, investindo em projetos ambientais em países em desenvolvimento com o objetivo de reduzir as emissões globais de gases do efeito estufa (GEE).
De acordo com dados do Banco Mundial, o mercado global de créditos de carbono atingiu em 2008 o total de US$ 126,3 bilhões – o dobro do ano anterior.




