Projeto cria prêmio Lixo Criativo para incentivar reciclagem

em 22 janeiro, 2012


Está em análise na Câmara Federal o Projeto de Resolução 88/11, do deputado Manoel Junior (PMDB-PB), que cria o prêmio Lixo Criativo para cidadãos e entidades da sociedade civil que apresentarem projetos inovadores de reciclagem e de tratamento ou redução de geração de resíduos sólidos.

Segundo o deputado, a intenção é reconhecer e incentivar iniciativas que ajudem a dar eficácia à Lei dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10).

Pelo texto, o prêmio será concedido a cada dois anos em duas modalidades: uma para ideias propostas por cidadãos acima de 18 anos e outra para projetos já executados ou em processo de execução promovidos por entidades sem fins lucrativos.

A premiação será organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, que ficará responsável por seu regulamento.

Participação

O autor lembra que a Lei dos Resíduos Sólidos foi aprovada após mais de 20 anos de discussão no Congresso. Ele afirma que, para a lei ser cumprida, é necessário o envolvimento de toda a sociedade.

“O objetivo do projeto é chamar a atenção da população para que ela participe do debate sobre como podemos contribuir para enfrentar a questão dos resíduos sólidos, e para que ela se envolva em ações concretas nesse sentido”, disse Manoel Junior.

A proposta prevê que os projetos premiados terão ampla divulgação nos canais de comunicação institucional da Câmara. “Com isso, a Câmara mostra que sua preocupação não se esgota na elaboração legislativa em si, alcançando também a execução das leis e seus efeitos para a população”, concluiu o parlamentar.

A proposta será analisada pela Mesa Diretora da Câmara e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votada em Plenário. Com informações da Agência Câmara.

Assuntos relacionados

Íntegra: lei do Fundo Nacional sobre Mudanças Climáticas
MPF quer maior rigor no tratamento de resíduos hospitalares
Câmara aprova política nacional de resíduos sólidos
Abrelpe e prefeitura de SP firmam convênio para recolher lixo eletrônico
Deputado critica veto à lei sobre a atividade de catador de papel



1 Comentário

  1. Clara de Assis Rodrigues Andrade, 4 semanas atrás

    Parabéns, a esta iniciativa precisamos de uma politica seria com transparência e que busque vida melhor para sociedade.E o todos juntos para o Brasil sem enchentes.


Deixe um comentário