Senado aprova política nacional de mudanças climáticas

em 26 novembro, 2009


O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (25/11) a PMNC (Política Nacional sobre Mudança no Clima) e a criação do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. A PMNC estabelece princípios, objetivos e diretrizes para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

 

O texto inclui a previsão de redução das emissões entre 36,1% e 38,9% até 2020, compromisso voluntário apresentado recentemente pelo governo federal para a 15° Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), no início de dezembro em Copenhague (Dinamarca).

 

Como sofreu modificações no Senado, o texto da PMNC voltará a ser analisado pela Câmara dos Deputados. A maneira como essas metas serão alcançadas, será definida em decreto presidencial.

 

A única emenda da senadora Marina Silva aprovada especifica que os planos de combate ao desmatamento se estendem a todos os biomas.

 

Fundo Nacional

 

O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima segue direto para sanção presidencial. Vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o fundo pretende garantir recursos para ações de redução de emissões de gases de efeito estufa e iniciativas de adaptação às mudanças climáticas.

 

O texto final é o resultado da compilação de quatro projetos, entre eles um do Poder Executivo, o fundo dará apoio a projetos ou estudos e financiamento de empreendimentos que visem à mitigação da mudança do clima e à adaptação à mudança do clima e aos seus efeitos.

 

Segundo a exposição de motivos enviada pelo Palácio do Planalto, o fundo constitui instrumento fundamental para a viabilização da Política e do Plano Nacional sobre Mudança do Clima. Com informações das Agências Brasil e Senado.

Assuntos relacionados

Continua o impasse na Reunião do Clima
Compensação pela emissão de gases na Copa 2014
Escritório de advocacia neutraliza emissões de carbono
Ocupação de Petrópolis não respeitou plano original da cidade
Um gesto pelo Planeta, apague as luzes por uma hora



Deixe um comentário