[Infográfico] 8 alterações que afetam o oceano

em 24 October, 2016


capaoceano

A Fundação Nekton é uma ONG inglesa que se dedica à pesquisa marinha e com foco especial em entender o oceano profundo. Ela graças a várias parcerias produz uma série de relatórios e pesquisas científicas, as quais ao longo dos últimos dez anos identificam o impacto negativo da atividade humana sobre o oceano.

Entre as causas que prejudicam a vida no oceano podemos citar, a mudança climática, a pesca predatória, a poluição e a mineração. As evidências dessas ações são a desoxigenação dos mares, o aquecimento e a acidificação de suas águas.

Estes pontos, preocupam os cientistas que tentam alertar os homens para o fato de que se nossa civilização permanecer agredindo, continuamente, os mares poderá no futuro criar as condições necessárias para produzir o terceiro grande evento de extinção em massa do planeta. Sim, a situação é dramática e exige ações de preservação e conservação de toda a vida marinha.

Os cientistas, apenas recentemente começaram a compreender plenamente a importância do oceano profundo na regulação do clima e os reflexos desse suporte para a vida em nosso planeta.

Contudo, as mudanças negativas no oceano trazem consequências nefastas para todo o ecossistema do planeta, afetando as comunidades costeiras, provocam insegurança alimentar em razão da pesca predatória, um oceano mais quente afetará a qualidade de vida de todas as espécies existentes no planeta.

Se mantivermos a trajetória atual de agressão ao oceano, por exemplo, muitas espécies marinhas do mundo poderão estar à beira da extinção em 2100.

Veja o infográfico que preparamos para você com 8 alterações que afetam o oceano.

infooceano




Deixe um comentário