Estudo analisa o impacto ambiental da produção de chocolate

em 30 March, 2018


Chocolate

Nossa intenção não é ser estraga prazeres da doce Páscoa. Mas, embora muitas vezes não pensemos sobre isso, o chocolate não é barato – não necessariamente em termos de dinheiro, mas em termos de impacto ambiental. Um estudo recente de pesquisadores da Universidade de Manchester na Inglaterra o analisou a pegada de carbono e outros impactos ambientais do produto, e os resultados não são bons.

O estudo analisou os impactos ambientais do ciclo de vida associados aos produtos de chocolate feitos e consumidos no Reino Unido. O setor está avaliado em quase US$ 6 bilhões, e o produto é o favorito entre os ingleses. O britânico em média consome 8 kg de chocolate por ano, o que equivale a cerca de 157 barras de Mars. Como a maioria das pessoas, os britânicos adoram o chocolate.

Pegada de carbono

Mas aqui está o problema: o chocolate necessita de muitos recursos para ser produzido. Um quilo de chocolate utiliza cerca de 10.000 litros de água para ser feito e emite de 2,9 a 4,2 kg de CO 2. A professora Adisa Azapagic, chefe de Sistemas Industriais Sustentáveis ​​da Universidade de Manchester e autora do estudo,  afirma que “a maioria de nós ama chocolate, mas muitas vezes não pensamos no processo que é feito entre o cacau e os produtos à base de chocolate que compramos na loja”.

“O cacau é cultivado em torno da linha do Equador em condições de clima úmido, principalmente na África Ocidental e na América Central e do Sul, por isso ele precisa percorrer uma certa distância antes de chegar aos produtos de chocolate que produzimos e consumimos no Reino Unido”, completa a pesquisadora.

O cacau, o principal ingrediente do chocolate (pelo menos de um bom chocolate) é cultivado principalmente ao redor da linha do Equador em condições de clima úmido. Países como a Costa do Marfim, Gana, Indonésia, Nigéria, Equador e Brasil são os principais produtores de grãos de cacau. Estes países estão muito longe do Reino Unido, o que significa que o transporte também consome muitos recursos. Embalagem e, em alguns casos, refrigeração, também representam gastos significativos.

Mas não é só o cacau – o leite em pó necessário para a fabricação de chocolates ao leite também contribui para o elo da cadeia de produção. A própria indústria do leite produz emissões maciças de gases do efeito estufa.

Produção sustentável

A linha de produção do chocolate consome muitos recursos do nosso Planeta. Contudo, os pesquisadores não estão pedindo que as pessoas parem de consumir, mas estão pedindo que as pessoas, pelo menos, estejam cientes desse impacto.

Adisa Azapagic afirma, “é verdade que o nosso amor pelo chocolate tem consequências ambientais para o planeta. Mas vamos ser claros, não estamos dizendo que as pessoas deveriam parar de comer”.

“O objetivo deste estudo é conscientizar os consumidores e possibilitar escolhas mais informadas. Além disso, esperamos que este trabalho ajude a indústria de chocolates a atingir os pontos críticos do meio ambiente nas cadeias de fornecimento e tornar os produtos de chocolate o mais sustentáveis ​​possíveis”, completa.

(Extraído do ZME)




Deixe um comentário