Observatório Eco completa 9 anos

em 26 May, 2018


Nove

Caro leitor, 

O Portal Observatório Eco completa, neste sábado (26/05), 9 anos de existência, dedicado ao meio ambiente e sustentabilidade, com perfil focado no direito ambiental. Ao longo dessa jornada, nossa missão é de trazer informação ambiental de qualidade para os leitores de todos os segmentos, pessoas que verdadeiramente se importam com um tema muito importante: a sobrevivência de nosso Planeta.

Em 2009, quando surgimos, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, também chamada Conferência de Copenhague dava um tom vibrante para o tema ambiental, entusiasmando vários setores e pessoas sobre o importância e consequências a cerca do aquecimento global, embora as decisões firmadas naquela reunião fossem depois consideradas abaixo das expectativas. A atmosfera em prol do Planeta foi um marco.

Durante nossa trajetória de nove anos, o Observatório Eco testemunhou no Brasil, a polêmica mudança de nosso Código Florestal, a criação de uma lei sobre os Resíduos Sólidos, que até hoje não é cumprida sequer de maneira satisfatória. Os desastres ambientais em Minas Gerais e Pará, que infelizmente, ainda não foram devidamente punidos pela Justiça. A realização da Operação Lava-jato e os inúmeros escândalos de corrupção que não pouparam empresas do segmento ambiental.

Não basta termos boas leis ambientais, e festejarmos quando elas são promulgadas, se na realidade elas não são efetivamente cumpridas pelo cidadão, empresas e órgãos públicos.

No Observatório Eco queremos publicar notícias de que a lei ambiental foi cumprida, fiscalizada e trouxe um ganho na qualidade de vida, e preservação do meio ambiente. Que todos os envolvidos na aplicação e respeito à lei se mobilizaram em prol do bem-comum maior, a vida.

Por exemplo, não é possível vivermos sem saneamento básico, em tantos locais espalhados pelo país, embora exista uma lei que trate da matéria desde 2007.

No âmbito internacional em 2015, vimos a publicação da Encíclica: Sobre o Cuidado com a Casa Comum, de iniciativa do Papa Francisco. A celebração do Acordo de Paris, que visa reunir esforços de muitas nações para a diminuição dos gases de efeito estufa no Planeta. Donald Trump ser eleito presidente dos Estados Unidos, nas eleições americanas de 2016, e o fortalecimento da teoria negacionista sobre o aquecimento global.

O ativismo e a educação ambiental andam de mãos dadas em nosso trabalho, todo post publicado visa contribuir para um ambiente de reflexão e engajamento de cada leitor.

Nos próximos anos, vamos repetir nosso desejo de publicar matérias sobre a criação de boas leis ambientais que tenham efetividade prática, no dia-a-dia das pessoas. Que os órgãos de fiscalização e aplicação das leis façam o que é necessário para a lei ser aplicada, que a Justiça, quando acionada, dê respostas rápidas e concretas nas causas ambientais.

Desejamos publicar mais notícias sobre o respeito às políticas públicas, feitas com efetivo propósito de cuidar do nosso país, e não apenas para obtenção de lucros para determinados setores.

No ano de 2018, os brasileiros vão às urnas para a escolha de seus governantes e representantes no poder Legislativo, que sejamos capazes de escolher candidatos honestos para administrarem o nosso País, e comprometidos com uma agenda ambiental para nós e as gerações futuras. Que seja possível construir dias melhores ecologicamente honestos!

Roseli Ribeiro,

Portal Observatório Eco




Deixe um comentário