Operador do Direito: seja também um ecocidadão

em 9 August, 2009


O

 livro “Ecocidadão”, editado pela Secretaria do Meio Ambiente, do Estado de São Paulo, traz uma série de dicas ambientais, que podem ser adotadas pelo cidadão, que no cotidiano, se distancia destas práticas.

 

O Observatório Eco conversou com as autoras do livro, Denise Scabin Pereira e Regina Brito Ferreira, que lembram “não precisamos ser ecologistas de carteirinha”, mas podemos incorporar “nossos deveres ambientais”.

 

Regina Brito Ferreira, que atua na Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria, diz que o livro coloca a questão central de que somos cidadãos com direitos e obrigações.

 

Por isso, não precisamos ser ecologistas militantes, mas podemos ser cidadãos ecológicos, daí o termo ecocidadão. “Ser preocupado com as questões ambientais de seu tempo. Pequenos gestos, já ajudam, por exemplo, adotar em casa e no serviço a coleta seletiva, é um passo”, sugere. “A pessoa até adota, se compromete com esse dever, mas depois de alguns dias, no embalo das tarefas, acaba deixando de lado o bom hábito”, alerta a autora.

 

O trabalho do livro é justamente sensibilizar, fazer um apelo à comunidade. “O governo tem a sua parte, mas a lei é clara ao colocar que todas as pessoas também são responsáveis pela defesa do Meio Ambiente” afirma Regina.

 

A educação ambiental é o grande instrumento de mudança de hábitos, não se muda isso do dia para a noite, mas a partir da criança. O adulto precisa estar cotidianamente se policiando, por exemplo, deixar de lado o banho de 15 minutos, e adotar o de 5 minutos.  

 

Denise Scabin Pereira explica que a preocupação das autoras na elaboração do livro foidar um tratamento simples para uma série de informações, “no sentido de aproximar o leitor dessa preocupação”.  “A idéia era transformar a leitura de um assunto tão sério, em algo simples, justamente para conquistar o leitor e fazer dele um multiplicador de boas atitudes”, reforça.

 

Denise conta que a intenção do livro é servir de apoio na tarefa da educação ambiental nas escolas, buscando envolver pais, alunos e professores nessa tarefa. Porém, o livro também pode ser adotado por ONGs, e outras instituições preocupadas com o tema.

 

O livro discute assuntos importantes como aquecimento global, a importância da reciclagem, aborda questões como consumo consciente, energia, agricultura, que são da maior importância para a existência do Planeta.  Algo que não notamos, por exemplo, é que cada habitante da cidade de São Paulo produz 1 kilo de lixo por dia.   

 

Construindo a Ecocidadania

 

“O interesse pela questão ambiental está diretamente vinculado ao interesse pela realização integral do indivíduo como ser humano”. Do livro, “Ecocidadão”.

 

Dele extraímos 9 posturas que você pode adotar:

 

Economizar água

Poupar energia

Reduzir o volume de lixo

Combater o aquecimento global

Cuidar dos animais

Zelar pela flora

Agir como um ecoturista

Evitar a poluição sonora e visual

Realizar e incentivar práticas de agricultura ecológica




Deixe um comentário