Telhado Verde pode ser obrigatório por lei em SP

em 6 January, 2011


Entre os projetos de lei aprovados em primeira votação pela Câmara Municipal de São Paulo destaca-se o PL 115/09, de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM), que obriga a instalação de “Telhado Verde” nos edifícios residenciais ou não, com mais de três unidades agrupadas verticalmente, cujos projetos foram protocolados na Prefeitura para aprovação.

De acordo com a vereadora, telhado verde “é uma cobertura de vegetação instalada sobre laje de concreto ou cobertura, de modo a melhorar o aspecto paisagístico, diminuir a ilha de calor, absorver o escoamento superficial, reduzir a demanda de ar condicionado e melhorar o microclima com a transformação do dióxido de carbono em oxigênio pela fotossíntese.

Ecológicos

Sandra esclarece que a vegetação poderá ser extensiva ou intensiva, de preferência nativa, e deve resistir ao clima tropical e às variações de temperatura, além de usar pouca água, de modo a não servir de habitat de mosquitos como o Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A parlamentar lembra que pesquisas apontam a existência  na cidade de ilhas de calor com diferença de 6ºC a 10ºC entre a parte central e as regiões montanhosas da periferia de São Paulo. “As ilhas de calor urbanas são fenômenos microclimáticos favoráveis ao aumento da temperatura no inverno nas cidades de latitudes médias, provocando muito desconforto nas cidades de clima tropical e quente”, explica.

Para Sandra Tadeu, uma das razões indicadas como causadoras do fenômeno é a enorme expansão de prédios e pavimentação. “Isso porque as construções geram a impermeabilização do solo, que traz conseqüências drásticas ao ambiente, transformando a cidade em um tipo de deserto, caracterizado pela baixa infiltração da água no solo e pouca vegetação”.

A vereadora, que é médica, destaca que o resultado final do fenômeno é o aumento da mortalidade de pessoas que apresentem redução em sua capacidade de termorregulação corpórea e de percepção da necessidade corpórea de hidratação, como idosos e pacientes com doenças mentais ou de mobilidade.

“Daí a importância do projeto, pois o aumento da fração de área vegetada em regiões fortemente urbanizadas amplia a extensão das superfícies de evaporação e de evapotranspiração”, destaca Sandra. “Assim, pode-se modificar o balanço hídrico da superfície urbana, evitando a vulnerabilidade da população a enchentes e deslizamentos de terra”. Com informações da CMSP.




5 Comentarios

  1. Paulo, 13 anos atrás

    Boa iniciativa. Lembrando a nobre vereadora que a obrigatoriedade de plantiao de árvores (apropriadas), de construção de caixas de drenagem e reserva de áreas permeáveis (como com aplicação de pisograma) em quintais reduzem as enchentes e reduzem a temperatura, talvez nuito mais que os ecotelhados, mas também são muito interressantes.

  2. Tweets that mention Telhado Verde pode ser obrigatório por lei em SP « Observatório Eco -- Topsy.com, 13 anos atrás

    [...] This post was mentioned on Twitter by Ecotelhado Brasil and Observatório Eco. Observatório Eco said: Novo artigo: Telhado Verde pode ser obrigatório por lei em SP http://tinyurl.com/24hsa8q [...]

  3. Tweets that mention Telhado Verde pode ser obrigatório por lei em SP « Observatório Eco -- Topsy.com, 13 anos atrás

    [...] This post was mentioned on Twitter by Andréa Freire. Andréa Freire said: Ótima iniciativa! RT: @H2O_Craide Atual situação telhados verdes http://bit.ly/eS85Rq [...]

  4. Temilton Pimentel Matos, 13 anos atrás

    Além dos benefícios citados no projeto, este conceito também diminui o consumo de energia. Há de se ater porém que, a execução deste tipo de projeto deve receber atenção técnica qualíficada, tanto na aplicação quanto manutenção deste tipo de telhado, onde havendo falhas na execução ou manutenção deficitária, pode acarretar sérios danos a estrutura do prédio.

  5. Elaine Albuquerque, 13 anos atrás

    Concordo com o colega Paulo quando diz que a iniciativa de criar um instrumento legal para implantação de telhado verde é boa. Só não entendendi a motivação do artigo 3º que considera “a área destinada pelas construções edificadas aos ‘telhado verde’ como tendo as mesmas características da área permeável”…
    Justo em uma cidade tão adensada como São Paulo, é um ABSURDO que ainda se cogite qualquer barganha pelas escassas áreas permeáveis!!!


Deixe um comentário