ABRELPE promove Fórum Brasileiro de Resíduos Sólidos

em 11 April, 2011


A ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais)  realiza entre os dias 26 e 28 de abril no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, o Fórum Brasileiro de Resíduos Sólidos. O evento, que acontece em paralelo à feira RESILIMP 2011, reunirá gestores públicos, empresários, profissionais, técnicos e acadêmicos para discutir temas relevantes, conhecer tendências e trocar experiências sobre a gestão de resíduos sólidos.

 O primeiro dia será marcado pela sessão de abertura do Fórum e o lançamento do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2010”, estudo realizado pela ABRELPE. Na sequência, o diretor executivo da entidade, Carlos Silva Filho, fará uma palestra destacando os principais resultados da publicação. 

 No dia 27 a programação traz o workshop “Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”. Exclusivo para representantes municipais e associados da ABRELPE, o evento vai debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e suas bases conceituais para a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

No mesmo dia acontece o “Seminário Nacional de Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde no Século XXI”, que discutirá práticas, diretrizes, tendências e soluções para a gestão dos RSS tendo em vista o preconiza a PNRS. O evento é destinado a profissionais do setor, gestores públicos e acadêmicos interessados em aprimorar conhecimentos sobre a gestão de RSS.

O último dia do Fórum Brasileiro de Resíduos Sólidos também contará com dois eventos simultâneos. Um deles é o “II Seminário Internacional de Tecnologias e Gestão de Resíduos Sólidos”, que vai apresentar experiências nacionais e internacionais que contribuam para fomentar ampla discussão sobre alternativas para a gestão de resíduos sólidos, desde a correta utilização de aterros sanitários à adoção de mecanismos para estimular tanto a reciclagem mecânica como a energética. Entre os temas que farão parte do seminário estão O Futuro do Setor de Resíduos, O Setor de Resíduos e as Mudanças Climáticas, Tecnologias Automatizadas de Separação de Resíduos, Produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) e Lixo Zero.

Para estimular a produção de pesquisas acadêmicas sobre a gestão integrada de resíduos sólidos no Brasil, a ABRELPE incluiu na programação do Fórum o “Simpósio Nacional de Resíduos Sólidos”, que será um espaço para a troca de experiências e a divulgação de trabalhos. A programação, que se divide em três temáticas – Novas Tecnologias para Gestão de Resíduos, Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde e Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil – será definida a partir da seleção de trabalhos inscritos previamente por estudantes de graduação, pós-graduação, professores e pesquisadores junto à entidade.

Os interessados em participar do Fórum Brasileiro de Resíduos Sólidos podem fazer sua inscrição pelo site . Até o dia 18 de abril o valor por módulo será de R$ 100,00. Após essa data, o valor passa a ser de R$ 120,00, mediante a disponibilidade de vagas. Não há custo para assistir à palestra “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil” e ao “Simpósio Nacional de Resíduos Sólidos”. Serão aceitas inscrições no local do evento mediante disponibilidade de vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3254-3566. O Centro de Exposições Imigrantes está localizado na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5.

Sobre a ABRELPE veja aqui o site.




Deixe um comentário