Será crime o uso de pele de animais em eventos de moda

em 5 May, 2011


A Câmara Federal analisa o Projeto de Lei 684/11, do deputado Weliton Prado (PT-MG), que torna crime o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, sejam eles nativos ou exóticos, em eventos de moda no Brasil. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa.

O projeto acrescenta artigo à Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). Para o autor, a criminalização do uso de pele de animais nas passarelas é uma forma de coibir o comércio do produto.

Prado lembra que o comércio de peles já é proibido nos Estados Unidos e na Itália desde 2000. A União Europeia proíbe o comércio de produtos oriundos de pele de cães e gatos.

“O uso de peles verdadeiras enseja a prática de crueldades que causam sofrimento intenso nos animais”, afirma. “Existem vários outros produtos que atendem o inverno brasileiro, como o tricô e as peles sintéticas, que são mais leves, mais duráveis e práticas para cuidar”, complementa.

O projeto será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário. Com informações da Agência Câmara.

Íntegra da proposta:

PROJETO DE LEI Nº ____ / 2011

(Do Sr. Weliton Prado)

Veda o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos em eventos de moda no Brasil.

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º O art. 32 da Lei nº 9.605, de fevereiro de 1998, passa a vigorar acrescido do

seguinte art. 32-A:

“Art. 32………………………………………………………………………..

Art. 32-A – É crime o uso de peles de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos em eventos de moda no Brasil.

Pena – reclusão, de um a três anos, e multa.




4 Comentarios

  1. Joana, 13 anos atrás

    Ótima notícia, grande avanço!
    A ética deve ser estendida e aplicada para os animais.

  2. Eduardo Basílio, 13 anos atrás

    Mais uma…..! É bom lembrar que o couro que usamos no nosso dia a dia vem da criacao de animais domesticos. Alem disso existem mundo afora várias unidades de producao de animais para producao de peles e couros dos mais diversos tipos, e que caca e abate de animais silvestres diminuiu e vem diminuindo muito em funcao desses sistemas de criacao.
    Deputado, esse seu conterraneo tem uma seria preocupacao com a questao ambiental e com a questao social dos nossos campatriotas. Vamos pensar em leis mais eficazes. Por que nao fiscalizar a origem dessas peles e cerifica-las. Tem muito mais gente do que se imagina que depende dessa materia prima para ter renda e dignidade de vida. Outra coisa, comercio de pel proibido nos USA, é só para quem nao pode pagar. Basta dar uma volta nas grandes lojas da 5a. avenida.

  3. Telma A Silveira, 13 anos atrás

    No jornal da noite do SBT passou essa matéria.Espero que seja aprovado !

  4. larissa, 12 anos atrás

    adorei essa novidade , já estava mais que na hora!


Deixe um comentário