Virada sustentável irá recolher o lixo eletrônico

em 1 June, 2011


A Virada Sustentável, que acontece nos dias 4 e 5 de junho, em São Paulo, irá realizar campanha de arrecadação de lixo eletrônico, participam da iniciativa da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) e outras entidades.

A proposta tem como objetivo de conduzir ações socioambientais, sustentáveis e estratégicas, para dar destinação adequada ao lixo eletrônico (e-lixo). Veja aqui o site da Virada Cultural que terá extensa programação.

Durante os dois dias da ação serão disponibilizados oito pontos para coleta do e-lixo levado pela população, assim como a distribuição de cartilhas educativas e ações de conscientização, com a participação de alunos do curso de graduação do Senac e representantes de cooperativas de catadores da cidade de São Paulo.

Os pontos de coletas estarão localizados na Câmara Municipal de São Paulo, Mercado Municipal, Parque do Ibirapuera, Parque Villa Lobos, Parque da Água Branca, Plataforma Sinergia, Parque Santo Dias e Parque do Nabuco.

Todo material eletrônico coletado nesses pontos será encaminhado posteriormente para reciclagem e tratamento onde receberá um destino ambiental adequado, nos termos do que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, explica Carlos Roberto Silva Filho, diretor executivo da Abrelpe.

De acordo com relatório da ONU, é que o Brasil está entre os três países, atrás somente do México e da China, que mais descartam aparelhos de TV: são 700 gramas por pessoa ao ano.  O levantamento também aponta que o País é responsável pelo rejeito anual de 96,8 mil toneladas de computadores, 115 mil toneladas de geladeiras, 17,2 mil toneladas de impressoras e 2,2 mil toneladas de celulares (nesse caso, só perde para a China).

O que é e-lixo e seus impactos

É considerado lixo eletrônico todo equipamento que não pode mais ser reaproveitado. Produzidos com substâncias nocivas, o e-lixo descartado inadequadamente ou em locais pouco apropriados, como lixões e próximo a lençóis freáticos, pode impactar a saúde da população.

Sua contaminação por inalação de chumbo causa irritabilidade, lentidão de raciocínio, insônia, alucinação e hiperatividade. Já sua contaminação pela absorção e toque de mercúrio causa distúrbios renais e neurológicos, alterações genéticas e no metabolismo.

Veja alguns equipamentos considerados e-lixo, que serão recebidos durante a Virada Sustentável: computador, aparelho celular, notebook, impressora, câmera digital, MP3 Player, CDs, baterias, DVD player, microondas, videocassete.  Com informações da Assessoria.




1 Comentário

  1. Eduardo Basílio, 12 anos atrás

    Muito, mas muito boa mesmo esta iniciativa. Espero que o volume de material recolhido seja bastante significante. Agora, aproveitando o momento, poderíamos pegar a onda boa da proibição das sacolas plásticas, que já se tornou lei em alguns municípios do país, e certamente se tornará com algum tempo, unanimidade legal em todos os outros, e lançar uma campanha nova. Falo aqui da padronização de um dispositivo comum ao funcionamento de todos os celulares. Os carregadores . Creio que a maioria dos cidadãos urbanos, principalmente, que já possuíram mais de um aparelho deva ter pelo menos uns dois ou três carregadores parados em alguma gaveta em casa, que um dia desses, numa mudança ou numa faxina qualquer vai parar no lixo,de forma inadequada. Por que não apenas um só tipo de carregador(universal) para todo tipo de celular? Impossível? Creio que não. Há possibilidade tecnológica para isso. Precisaríamos de uma norma para isso fosse implantado( briga boa com os fabricantes). Um único carregador servindo para um sem número de modelos de aparelhos de celular que o cidadão possa a vir a possuir.
    A não geração, ou a redução da geração, é tão importante quanto a destinação correta do produto ao final do seu ciclo, certo? A sugestão vale para outro bom número de componentes eletrônicos.


Deixe um comentário