Dia do Grafite é comemorado em 27 de março

em 27 March, 2019


Grafite

Hoje comemora-se o Dia do Grafite em homenagem a um dos principais precursores da arte urbana no Brasil, o etíope Alex Vallauri que faleceu em 27 de março de 1987.

Há tempos o grafite passou a ser considerado uma importante faceta da arte urbana e uma forma de expressão cultural reconhecida no mundo todo. Em São Paulo, entre traços, cores e técnicas, histórias de superação marcam os muros da cidade e ajudam a retratar a realidade da cidade.

Para comemorar a data vamos mostrar o trabalho de Alessandro Rodrigues dos Santos, conhecido na comunidade por Box, artista mineiro de 42 anos natural de Januária (MG). Como dezenas de jovens de todo o Brasil, na década de 1990 migrou com a família para a Vila Nova Jaguaré, localizada na zona Oeste de São Paulo.

Box deu início ao seu projeto de ter um espaço cultural que trouxesse diversos tipos de manifestações de arte e esporte aos moradores da comunidade, após “revitalizar” um antigo espaço público abandonado – lixão a céu aberto e usado por dependentes químicos – por suas próprias mãos.

A primeira iniciativa – e que tem ganho cada vez mais adeptos – é a oficina de Grafite, que além de descobrir talentos na comunidade, também mostra como é possível fazer arte na rua sem destruir patrimônios públicos, fachadas de casas e estabelecimentos comerciais.

Inclusive, a nova vida na capital paulista não foi nada fácil para Alessandro Box, empurrando o jovem para o rebelde universo dos pichadores. No entanto, foi pintando muros de escolas públicas que Box percebeu que poderia usar o seu talento para pintar uma nova história, construir uma nova trajetória.

Mais cor

Uma das mais recentes intervenções culturais feitas por Alessandro Box para o Grupo Solví foi a revitalização da fachada da UVS Koleta Ambiental em São Paulo, também localizada no bairro do Jaguaré.

Através de desenhos que ilustram a responsabilidade socioambiental que está no DNA da Koleta – como em todas as UVS do Grupo Solví – foi que Box encontrou u ma forma de externalizar a base da campanha comercial “Muito mais Koleta”, que está sendo trabalhada pela UVS para promover os diferenciais do negócio ao mercado.

Engajamento

No dia 20 de novembro do ano passado, em celebração ao dia da Consciência Negra, diversos artistas se reuniram no bairro do Jaguaré, para o evento “Consciência Urbana”, também idealizado pelo artista “Box”. Promovendo a conscientização e o respeito pela diversidade cultural, cerca de 30 artistas de diversos lugares do estado do São Paulo trabalharam na composição de um painel com mais de 150 metros de extensão.

A ação atraiu moradores e trabalhadores do bairro, além dos motoristas e famílias inteiras que pararam para prestigiar a construção do trabalho. Rui Amaral, artista plástico e um dos precursores do grafite paulista na década de 1980 prestigiou o colaborou com a ação. Com informações e fotografia da assessoria. Arte: Observatório Eco.




Deixe um comentário