Instituto brasileiro recebe doação de ONG internacional para ajudar animais oleados

em 22 January, 2020


Animais

O Fundo de Conservação do SeaWorld & Busch Gardens (SWBGCF) – organização sem fins lucrativos que destina recursos para projetos de conservação no mundo todo – anunciou uma doação emergencial para o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), baseado em Salvador (BA), para ajudar no tratamento de animais atingidos pelo vazamento de óleo na costa do Brasil. Em agosto de 2019, cerca de 4 mil toneladas de petróleo cru contaminou praias, estuários, manguezais do Nordeste e Sudeste, matando diversos animais. Especialistas em meio ambiente classificaram esse vazamento como o pior desastre ambiental na história do País.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na última semana, 433 localidades no Nordeste e nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo ainda têm fragmentos de óleo – no total foram 999 localidades atingidas. O Estado da Bahia foi um dos mais afetados, com 215 localidades. O Ibama considera uma localidade uma área de até um quilômetro de extensão.

O recurso destinado ao IMA será usado na compra de medicamentos veterinários, manutenção de recintos para abrigar os pacientes e no trabalho de monitoramento de localidades atingidas pelo óleo. O foco é resgatar animais atingidos e também identificar praias com óleo.

“A ajuda do SWBGCF é vital para os nossos esforços, ” explicou Larissa Pavanelli, veterinária e coordenadora técnica do IMA. “Somos o único centro de reabilitação de animais marinhos na Bahia que conta com uma sala própria para lavagem de animais oleados e, por isso, recebemos muitos animais cobertos de óleo. Nós contamos com um time de voluntários dedicados, incluindo veterinários e biólogos, que nos ajudam nesse meticuloso trabalho de limpeza. Além disso, o processo de limpeza de animais oleados requer experiência e manejo intenso – o conhecimento do SeaWorld nessa área será valioso para nós. O recurso emergencial também nos ajudará a reabilitar e devolver animais durante os próximos meses de crise”, destacou.

O presidente do SWBGCF, Dr. Hendrik Nollens, acrescentou “o IMA está na linha de frente dessa crise, trabalhando sem parar para salvar a maior quantidade possível de animais. Como membros da Rede de Cuidados de Animais Selvagens Oleados dos Estados Unidos, o SeaWorld tem vasta experiência sobre o cuidado especializado que os animais nessa condição precisam. Nós compartilhamos da mesma missão do IMA, de conservação dos oceanos e resgate animal.”   Com informações da assessoria e fotografias do IMA. Arte: Observatório Eco.




Deixe um comentário