Evento online debate gestão dos resíduos eletroeletrônicos e a economia circular

em 27 May, 2021


Evento

Os Resíduos Eletroeletrônicos (REE) como celulares, computadores, impressoras, entre outros equipamentos sem mais utilidade ao consumidor geram 2,1 milhões de toneladas de lixo eletrônico ao ano no Brasil. Números que colocam o país como quinto maior produtor de e-lixo do mundo e encabeçando o ranking na América Latina.

São milhares de toneladas de cobre, níquel, cobalto, lítio e até ouro que vão para o aterro, uma vez que o Brasil destina corretamente apenas entre 1% a 3% deste resíduo. Matérias-primas que poderiam retornar à indústria e promover os diferentes benefícios da Economia Circular para o setor produtivo como redução de custos e da emissão de carbono, cumprimento de aspectos legais e a valorização institucional das marcas.

Todo este cenário proeminente para a indústria eletroeletrônica será debatido pelos principais especialistas no assunto no Webinar REE Insights – Perspectivas da Economia Circular dos Resíduos Eletroeletrônicos, evento online e gratuito que acontece na segunda-feira, 31 de maio, dia que inaugura a Semana Nacional do Meio Ambiente. A transmissão ao vivo acontecerá na plataforma Zoom e pelo Youtube.

Para se inscrever na plataforma Zoom do evento acesse o link aqui.

“A Política Nacional de Resíduos Sólidos atribui ao fabricante de eletroeletrônicos e eletrodomésticos a obrigação de destinar corretamente os equipamentos descartados ou que chegaram ao fim de sua vida útil. Mas o caminho para uma fabricante ou distribuidora atender as regras do sistema de Logística Reversa deste tipo de resíduo ainda não é totalmente claro para boa parte do setor. Queremos contribuir com o fomento desse debate, influenciar a cadeia produtiva e trazer novos players para evoluírem nesse processo”, explica Fábio Souza, Diretor Comercial da Brasil Reverso, realizadora do evento.

Participantes

Participam do Webinar REE Insights Fabricio Soler, advogado referência em Direito Ambiental, Direito dos Resíduos, Saneamento, Infraestrutura e Sustentabilidade, consultor da ONU e da CNI; Henrique Mendes, Gerente de Sustentabilidade da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE); Ademir Brescansin, gerente executivo na Green Eletron – Gestora de Logística Reversa para Produtos Eletroeletrônicos e Flávio Ribeiro, professor doutor na área ambiental, ex assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e gerente licenciado da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

A mediação do debate será do diretor Fábio Souza e da head de Governança e Sustentabilidade (ESG) da Brasil Reverso, Camila Mattana.

“Vamos reunir alguns dos maiores especialistas do Brasil em torno dos temas de interesse do setor, com abordagens atuais sobre as perspectivas pós pandemia e o impacto do marco legal do saneamento na destinação dos resíduos eletroeletrônicos, por exemplo. Estamos felizes em trazer tanta informação relevante e ajudar na compreensão mais aprofundada da Economia Circular dos REE ”, ressalta Souza.

O evento é voltado a profissionais atuantes nas áreas ambiental, logística e sustentabilidade.

Serviço

Webinar REE Insights

Perspectivas da Economia Circular dos Resíduos Eletroeletrônicos

Evento online e grátis

31/05 (segunda-feira)

14h às 16h




Deixe um comentário