Congresso online sobre Direitos Animais é realizado em abril

em 24 March, 2022


Congresso

Entre os dias 27 e 29 de abril o Brasil sediará o maior Congresso Internacional de Direitos Animais já realizado no país. O evento conta com a participação de alguns dos maiores nomes do Direito Animal da atualidade: advogados, professores, biólogos, filósofos, ativistas da causa e áreas interseccionais. O evento será inteiramente online e pessoas de diversas partes do mundo poderão participar.

Entre os confirmados estão o filósofo e professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, foi professor da Universidade de Monash, onde inaugurou o centro de Bioética, autor do livro Libertação Animal, Peter Singer (EUA/Austrália); o filósofo, ativista, professor de Direito e fundador da corrente de veganismo abolicionista, Gary Francione (EUA); a filósofa, vegana, professora e pesquisadora permanente do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Membro do Bioethics Institute da Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento, autora de: Ética e experimentação animal: fundamentos abolicionistas, entre outras obras, voltadas para a libertação animal, Sônia T. Felipe (Brasil); a autora ou organizadora de dezesseis livros, além de mais de cinquenta artigos sobre ética animal, teoria crítica feminista e história literária, incluindo “The Aesthetics of Care: On the Literary Treatment of Animals”, Josephine Donovan (EUA); O biólogo e professor emérito de Ecologia e Biologia Evolutiva da Universidade do Colorado, Boulder. autor de 31 livros, premiado diversas vezes por sua pesquisa sobre comportamento animal, emoções animais (etologia cognitiva), conservação compassiva e proteção animal, Marc Bekoff (EUA); entre outros grandes nomes mundialmente famosos.

A reunião de todas essas personalidades em um mesmo evento é uma oportunidade única para estudiosos, defensores, advogados e todos que se interessam pela causa animal no Brasil e no mundo.

O objetivo é disseminar o conhecimento sobre Direito Animal de modo interdisciplinar, conhecer práticas que estão sendo aplicadas em outros países e, com isso, criar novos rumos que possibilitem o fim da exploração animal bem como o reconhecimento de uma perspectiva ética e igualitária em relação às espécies não-humanas.

“Nós queremos divulgar o Direito Animal em âmbito internacional, ampliando o debate de como nos relacionamos com os animais não-humanos, despertando as pessoas sobre a insensibilização perante o sofrimento de outros seres sencientes e os reflexos da violência contra os animais nas relações humanas. Nosso intuito é tratar o tema de forma interdisciplinar, além de unir a educação animalista com ações judiciais para garantir um tratamento digno a todas as espécies e, com isso, traçar um caminho para o fim de toda a exploração animal”, afirma a advogada animalista e uma das idealizadoras e organizadoras do evento, Giseli Cheim.

A advogada, junto com as parceiras Anna Caramuru e Giovana Poker, também organizadoras do Congresso, são fundadoras da ANAA – Associação Nacional de Advogados Animalistas e do C.E.A. – Centro de Estudos Animalistas.

As inscrições para o congresso podem ser feitas pelo site Sympla, acesse aqui.

Centro de Estudos Animalistas

Centro de estudos dedicado à disseminação do conhecimento sobre direitos animais bem como a capacitação de profissionais para atuação na área. A instituição, que tem viés abolicionista, é dedicada à produção de conhecimento acadêmico animalista, com oferecimento de cursos, eventos e palestras.

Mais informações pelo site, acesse aqui.




Deixe um comentário