A dependência da sociedade dos serviços ecossistêmicos

em 27 July, 2023


Ecossistema

Artigo de Otacílio Lopes de Souza da Paz.

No dia 28 de julho é celebrado o Dia Mundial da Conservação da Natureza, evento proposto pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), com o objetivo de uma reflexão sobre a necessidade de proteger e preservar os ambientes naturais do nosso planeta. Este é um ótimo momento para falarmos sobre os serviços ecossistêmicos e explicarmos por que devemos nos preocupar com eles.

De forma resumida, um ecossistema é um conjunto dinâmico de plantas, animais e microrganismos e o seu ambiente, todos em constante interação. A interação entre os elementos de um ecossistema desencadeia processos como a regulação climática, o ciclo da água e a ciclagem de nutrientes. Esses processos resultam em benefícios para nossa sociedade, sendo chamados de serviços ecossistêmicos.

Cotidianamente, nos deparamos com serviços ecossistêmicos, como exemplos, podemos citar: o cultivo de diversos alimentos, que depende da polinização das abelhas; as florestas e áreas úmidas que contribuem para regulações do ciclo da água, ajudando na sua purificação e filtragem; As árvores no ambiente urbano que ajudam a melhorar o conforto térmico; os diversos medicamentos que são extraídos das áreas de vegetação nativa; paisagens naturais de elevada beleza cênica são visitadas todos os anos em atividades turísticas.

A lista de serviços ecossistêmicos é praticamente infinita. A existência humana, a qual demanda diversos recursos, depende do equilíbrio dos ecossistemas e, por consequência, da Conservação da natureza. De modo a organizar as pesquisas científicas e as ações de gestores públicos, os serviços ecossistêmicos são divididos em 4 tipos: provisão, suporte, regulação e cultural.

Os serviços ecossistêmicos de provisão são relacionados ao fornecimento de bens para a sociedade, como água, alimentos e outro recursos, como a madeira. Os serviços ecossistêmicos de suporte estão relacionados à manutenção da vida na terra, envolvendo, por exemplo, a ciclagem de nutrientes e a decomposição, algo essencial para a fertilidade dos solos. Também são exemplos inclusos nos serviços ecossistêmicos de suporte a polinização das abelhas, a dispersão de sementes pelos processos naturais e a proteção contra a radiação solar.

Nos serviços ecossistêmicos de regulação temos o sequestro de carbono como o principal exemplo. A retirada de carbono da atmosfera contribui para diminuição do efeito estufa, processo que está desencadeando as mudanças climáticas. Outros exemplos de serviços ecossistêmicos de regulação incluem a purificação do ar e a minimização de enchentes. Por fim, como Serviços Ecossistêmicos culturais, temos as atividades de turismo e lazer que provém dos ambientes naturais, algo necessário à nossa sociedade.

Processos como o desmatamento e as mudanças climáticas acabam por desequilibrar ou mesmo interromper alguns Serviços Ecossistêmicos, algo que, conforme exposto, afeta negativamente nossa sociedade. Nesse sentido, é importante propor e executar políticas destinadas para a conservação da natureza, bem como a realização de constantes ações de educação ambiental. Promover a conscientização sobre esses serviços e adotar medidas concretas para proteger e preservar os ecossistemas são ações fundamentais para garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras.

Otacílio Lopes de Souza da Paz, é geógrafo e Doutor em Geografia. Professor da Área de Geociências do Centro Universitário Internacional UNINTER.




Deixe um comentário