Mapa revela o potencial do turismo de Natureza no Brasil

em 28 August, 2023


Turismo B

O portfólio Destino Natureza, disponível no site da Fundação Grupo Boticário, reúne iniciativas de conservação da natureza em território nacional que encontraram no Ecoturismo oportunidades de contribuir para a conservação da natureza e gerar impacto nas localidades e comunidades em que estão inseridas.

Os projetos mapeados pelo portfólio, que são realizados em diversos estados do país – dentre eles Bahia, Ceará, Goiás, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe –, demonstram, na prática, que o Turismo de Natureza é uma realidade com potencial de amplo crescimento, uma vez que o Brasil é o país com maior biodiversidade do mundo, centenas de áreas protegidas e belezas únicas.

As iniciativas apresentadas, apoiadas financeiramente pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, mostram potencial para desenvolver produtos estratégicos do turismo sustentável e responsável, dando visibilidade e acesso ao mercado. Algumas delas, inclusive, já contam com produtos estruturados e em comercialização. O objetivo do mapeamento é buscar apoiadores para a aceleração das iniciativas que ainda estão em processo de formatação de seus produtos de turismo e incentivar o empreendedorismo para que novos produtos possam ser criados com foco na conservação da natureza.

“O turismo de natureza tem grande potencial para contribuir para ações de conservação no Brasil, pois tem condições de engajar os turistas e a população local de forma responsável, podendo criar novos negócios e alternativas de geração de renda para comunidades que vivem no entorno de unidades de conservação. Esse tipo de turismo também pode aumentar o alcance das ações de educação ambiental e divulgação de conhecimentos científicos”, explica Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

A diretora acrescenta que o turismo vem passando por transformações, desde a pandemia. “Pesquisa do Ministério do Turismo identificou que cerca de 57% das viagens no Brasil em 2021 aconteceram em carros particulares e ônibus. Com a alta nos preços das passagens aéreas, o turismo em locais de até 300 quilômetros de distância ganhou força e deve seguir com relevância nas viagens. Isso deve trazer oportunidades de valorizar as atrações naturais em todo o país”, acredita Malu.

Conheça as iniciativas

Entre os 14 projetos selecionados, sete são dedicados a Turismo de Experiência (Aves de Noronha, Caminhos do Mar, Coalizão pelos Corais, Como Virar Torres para o Mar?, Conhecer para Conservar, Rota do Peixe-Boi Marinho e Vivalá); três a Trilhas, Visitas Guiadas e Contemplação da Natureza (E-Trilhas, Botos da Barra, Zip Flôr); dois a Turismo de Base Comunitária (Costurando Redes de Impacto e Marias da Terra); e outros dois a Turismo Científico/Ciência Cidadã (Megafauna Marinha Ameaçada e Orla Sem Lixo).

Alguns deles contam com produto de Ecoturismo formatado ou em formatação (caso do E-Trilhas, Botos da Barra, Zip Flôr, Coalizão pelos Corais, Rota do Peixe-Boi-Marinho e Vivalá), o que dá visibilidade e acesso ao mercado, com potencial para oferecer experiências transformadoras de Turismo de Natureza, enquanto outros almejam formatar um produto turístico ou necessitam de apoio técnico (caso do Aves de Noronha, Caminhos do Mar, Como Virar Torres para o Mar? Conhecer para Conservar, Costurando Redes de Impacto, Marias da Terra, Megafauna Marinha Ameaçada e Orla Sem Lixo). Conheça algumas das iniciativas mapeadas pelo portfólio Destino Natureza:

 Turismo de Experiência

O projeto Aves de Noronha busca a convergência entre atividades de turismo e o fomento de ações de conservação no Arquipélago de Fernando de Noronha (PE). A iniciativa faz ações sinérgicas para que o turismo em Fernando de Noronha fomente a conservação das aves marinhas e que ações sistêmicas estimulem três pilares: economia local, educação e pesquisa.

Trilhas, Visitas Guiadas e Contemplação da Natureza

A plataforma digital E-Trilhas permite a integração dos visitantes com as unidades de conservação, trilhas ecológicas e a cadeia produtiva do entorno, potencializando uma relação de consumo sustentável. A ferramenta pode ser customizada para diferentes áreas geográficas e unidades de conservação e seu gerenciamento é realizado de maneira descentralizada, garantindo escalabilidade global à solução. Foi adotada como Plataforma Oficial da Rede Brasileira de Trilhas e possui mapeado diversos Parques Nacionais e outras 100 unidades de conservação, incluindo Parques Estaduais, Áreas de Proteção Ambientais e Monumentos Naturais.

Turismo de Base Comunitária

A iniciativa Marias da Terra (Rede de mulheres extrativistas do baru), de Flores de Goiás, fortalece e emancipa as mulheres, qualificando-as na coleta, processamento e plantio de espécies de frutos do Cerrado nos quintais agroecológicos e integra a apicultura, impactando na preservação. Além disso, incentiva programas de venda como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), oferece kits lanches das Brigadas do Nordeste Goiano e contribui com os mercados regionais fortalecendo a economia local.

 Turismo Científico/Ciência Cidadã

Do Rio de Janeiro, o Orla Sem Lixo desenvolve soluções para a coleta do lixo flutuante com a inclusão das comunidades locais de pesca nas áreas costeiras da Baía de Guanabara, estimulando a participação na restauração da qualidade ambiental da região e garantindo um modelo de geração de trabalho e renda que beneficie os pescadores. O projeto segue os conceitos de Soluções Baseadas na Natureza e traz variados benefícios ao território. Com informações da assessoria.




Deixe um comentário