Ainda são poucas as empresas líderes em sustentabilidade, revela pesquisa

em 4 September, 2023


Pesquisa

Pesquisa Fujitsu, empresa japonesa líder em tecnologia da informação e comunicação (TIC), revela que 43% das empresas ainda não possuem iniciativas ESG implementadas. Estes dados estão no Future Insights Global Sustainability Transformation Survey Report 2023, destacando os resultados de um estudo com 1.800 executivos e principais tomadores de decisão em nove países, com o objetivo de entender o status atual e as tendências globais em torno da Transformação da Sustentabilidade.

Em colaboração com a Oxford Economics, esta é sétima pesquisa que explora o status atual da Transformação da Sustentabilidade, incluindo como a transformação digital contribui para o alcance das metas de sustentabilidade. Com base nos resultados, a Fujitsu identificou quatro principais fatores de sucesso para a transformação da sustentabilidade, o estado da transformação da sustentabilidade liderada pela indústria digital e as perspectivas para a implementação da tecnologia entre 2025 e 2030.

“Mesmo com muito caminho para ser andado, vemos com bons olhos o estudo e notamos importantes avanços. A pesquisa revelou que os líderes de sustentabilidade estão impulsionando ativamente a transformação digital e têm altas capacidades organizacionais em tecnologia digital. Por exemplo, 84% dos líderes de sustentabilidade têm funcionários com as habilidades necessárias para a transformação digital e 79% dos líderes usam metodologias progressivas como o desenvolvimento ágil. Além disso, 78% estão transformando seus processos de negócios usando dados e tecnologias digitais”, afirma Jun Ueda, CEO da Fujitsu do Brasil.

Poucos líderes

O estudo mostra que apenas 8% das organizações são verdadeiros líderes em sustentabilidade. São empresas que estão desenvolvendo capacidade organizacional, implementando estratégias e entregando resultados para a realização da transformação da sustentabilidade. Embora muitos líderes empresariais considerem importante a transformação para uma organização que agrega valor ao meio ambiente e à sociedade, eles acreditam que a complexidade e a enormidade dos desafios envolvidos tornam essa transformação difícil de alcançar.

Confira os principais resultados da pesquisa que revela que muitas organizações acabaram de iniciar sua jornada completa em direção à transformação da sustentabilidade. Confira as principais destaques do estudo:

· 22% estão implementando estratégias de sustentabilidade e aumentando sua maturidade no tema;

· 27% pensam em estratégias e estão iniciando implementações;

· 43% ESG é parte das atividades do setor de responsabilidade social ou estão estabelecendo sustentabilidade como visão de negócio;

· 89% dos líderes de sustentabilidade desenvolvem, aprimoram ou encerram novos negócios com base em seu propósito. Por outro lado, apenas 45% dos não líderes estão engajados na gestão de negócios com propósito;

Período: janeiro de 2023

Países pesquisados: Austrália, China, França, Alemanha, Japão, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos;

Além disso, o estudo também confirmou que cerca de 80% dos líderes de sustentabilidade acreditam que as cinco dimensões principais de automação, experiência, inovação, resiliência e confiança são cruciais para a transformação da sustentabilidade liderada pelo digital. Ele também explora o status da transformação da sustentabilidade nessas cinco dimensões por setor e as perspectivas de implementação de tecnologia entre 2025 e 2030. Por exemplo, cerca de dois terços dos entrevistados já implementam Inteligência Artificial para automatizar tarefas e melhorar a produtividade e a experiência dos funcionários, enquanto 42 % esperam que mais da metade de todas as tarefas de negócios em sua organização sejam realizadas por meio da colaboração entre pessoas e IA até 2030.  Com informações da assessoria.




Deixe um comentário