Brasil assina o Protocolo de Nagoia sobre biodiversidade

em 3 February, 2011


O Brasil assinou, nesta quarta-feira (02/02), na sede das Nações Unidas em Nova York, o Protocolo de Nagoia sobre Acesso a Recursos Genéticos e a Repartição Justa e Equitativa dos Benefícios Advindos de sua Utilização.

O Protocolo foi adotado na 10ª. Conferência das Partes na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), realizada em outubro de 2010 em Nagoia, Japão. Sua adoção representa a conclusão bem-sucedida de processo negociador que durou 4 anos, iniciado na 8ª. Conferência das Partes na Convenção, realizada em Curitiba, em 2006.

Uma vez em vigor, o Protocolo estabelecerá as bases para um regime internacional eficaz para acesso e repartição dos benefícios oriundos do uso da biodiversidade, bem como dos conhecimentos tradicionais a ela associados. Como tal, representa um importante passo para a conservação da biodiversidade no plano global e a luta contra a biopirataria, com especial relevância para os países, como o Brasil, detentores de alta diversidade biológica.

Para que entre em vigor, o Protocolo necessita ser ratificado por ao menos 50 países.

Ao assinar o Protocolo de Nagoia o Brasil torna-se um dos primeiros países a comprometer-se a submetê-lo ao processo interno de aprovação, reafirmando o papel de liderança no âmbito da Convenção de Diversidade Biológica e o compromisso político que assumiu na 10ª Conferência das Partes na Convenção. Com informações do MMA.




1 Comentário

  1. Rafael Roldan, 13 anos atrás

    Meu medo é que o que aparenta ser uma norma de proteção acabe se tornando a via legal pela qual pesquisadores do mundo inteiro terão acesso ao nosso patrimônio genético antes mesmo dos nossos.

    Isto porque o investimento brasileiro em pesquisa ainda é insípido, a “burrocracia” é um entrave…. enfim, espero que não saiamos perdendo também nessa…..


Deixe um comentário