Programas de sustentabilidade corporativa trazem benefícios a empresas, funcionários e clientes

em 6 October, 2016


bicicleta

Se antes os temas sustentabilidade e preservação ambiental eram ignorados pelo poder público e pelas corporações, hoje já é determinante pensar nas próximas gerações e adotar práticas que garantam o futuro do planeta. Parâmetros, métricas e regras foram criadas ao longo dos anos a fim de atingir o objetivo comum de poupar ao máximo o meio ambiente das ações das empresas.

“Sustentabilidade nas organizações está relacionada à credibilidade, tanto nas ações de competitividade quanto nas de responsabilidade social. Assumindo o compromisso de proteger e elevar o futuro das pessoas que trabalham na organização e da comunidade na qual está inserida, atende ao crescimento integral e sistêmico”, ressalta a coach e palestrante Allessandra Ferreira, da AlleaoLado.

Inclusive no Brasil, também encontramos empresas que seguem esse caminho com iniciativas pioneiras em seus setores. Separamos 3 iniciativas para você conhecer.

Prédio sustentável

Painel de energia solar, com telhas de cor e material que refletem o calor, assim reduzindo o uso de ar condicionado, um sistema de captação da água da chuva para reuso, inserção de arejadores nas 35 torneiras (diminuindo o consumo em 50%) e até mesmo uma descarga regulada de forma diferente para dejetos sólidos e líquidos. Esses são alguns dos atributos do prédio sustentável que a Reis Office, empresa especializada em soluções de impressão e digitalização, construiu para ser sua sede em Guarulhos (SP).

“A melhora no ambiente de trabalho foi excelente, com 25% de economia com as ações implementadas, mas o destaque fica para a conscientização que se deu com todos os colaboradores sobre a importância de pensar no futuro do planeta”, ressalta Rodrigo Reis, sócio e diretor de projetos da Reis Office.

Transporte por bicicleta

Preocupada com o impacto ambiental nas entregas de seus pedidos, a Giuliana Flores, maior e-commerce de flores e presentes do país, inovou e adotou, a bicicleta para levar encomendas para alguns bairros de São Paulo. O serviço é fruto da parceria com a Courrieros, especializada neste projeto. De acordo com cálculos da companhia, cada quilômetro rodado com a bicicleta poupa o consumo de 50 a 100 ml de gasolina e evita a emissão de 90 gramas de gás carbônico na atmosfera.

“Decidimos investir nesse projeto a fim de contribuir para uma cidade mais limpa e saudável, evitando a emissão de gás carbônico e poluentes na atmosfera graças à não utilização de combustíveis de fontes não renováveis. Os maiores benefícios em mais de um ano de experiência são a economia com a manutenção e abastecimento, já que não utiliza nenhum tipo de combustível. A agilidade também foi um ponto importante nesse serviço de entregas”, afirma Juliano Souza, diretor de marketing da Giuliana Flores.

Os três R’s

A Access, uma empresa americana de gestão de documentos e informação, adotou a prática sustentável desde sua fundação, baseada em três princípios básico: reduzir, reutilizar e reciclar. O envolvimento dos colaboradores no projeto de Gestão Ambiental se deu por meio de campanhas internas, exposição de cartazes informativos e treinamentos sobre o destino correto a ser dado a cada tipo de material.

“Incentivamos o colaborador a exercer ações sustentáveis não somente porque são sugeridas, mas porque acredita que essas atitudes são imprescindíveis para a preservação do planeta. Como uma empresa que nasceu e se desenvolveu a partir da inovação tecnológica, faz parte da nossa natureza praticar o sustentável para que o essencial dure para sempre”, ressalta Inon Neves, Country Manager Brasil da Access.




Deixe um comentário