Amazônia Agonizando

em 23 August, 2019


Artigo

Artigo de Augusto Lima da Silveira e Rodrigo Berté.

AMAZÔNIA AGONIZANDO e cadê a grande mídia? Uma sucessão de incêndios em reservas e reservas por todo o estado de Rondônia teve suas mortes, perdas e mudanças na rotina da população. Com o consumo de vários dias, uma fumaça mergulhada em uma capital, Porto Velho, em uma nuvem interminável, enquanto um rastro de cinzas e animais mortos é deflagrado pelo fogo que continua a se alastrar para a gestão do estado em inerte.

Em algum momento este artigo pode ser chamado de debate, mas é preciso chamar atenção para um debate importante: qual é o futuro da geração futura? Será que uma ganância de alguns que querem lucrar em algum lugar, desmatando e promovendo as queimadas para ampliar suas áreas para o agronegócio, pode ser maior do que a vontade de respirar, ter uma boa água para beber e consumir alimentos saudáveis? São que não podem nos calar.

Sabemos que a inércia não é um processo de gestão da federação ainda é alarmante. Muitos cargos políticos em comissão, sem avaliação para a escolha, o que dificulta os processos de gestão. É lamentável que não tenhamos um plano plano de contingência para as partículas de seca em certas regiões onde as queimadas são ocasionadas por um criminoso com o objetivo de abrir lavouras para pastagem e cultivo posterior de soja.

O que é que é o Estado de um país que está a crescer, e não é necessário que nos exponhamos a um plano ainda contínuo nos próximos anos. Deveria ter uma ação de cooperação entre os estados e a União no combate à crise grave ambiental, deixando de lado as siglas e os interesses dos futuros em direção a uma solução. É disso que querem falar. O que as chances são de proteger o meio ambiente, proibir o uso de recursos naturais que estão sendo escasseados, combater a fome e promover a educação de qualidade, incluir debates na educação sobre sustentabilidade e finitude de recursos naturais, além de ensinar a prática de uma boa gestão, que busca uma cooperação local, regional e internacional.

O que temos que fazer agora? Travagem de uma batalha de combate ao desperdício, resolver os problemas gerados pelas queimadas e melhorar o diálogo entre as pessoas e o meio ambiente, ou seja, promover uma ruptura e instaurar uma ética multidimensional.

Augusto Lima da Silveira , Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento da Área de especialização do Centro Universitário Internacional de Informática e Rodrigo Berté, Diretor da Escola Superior de Saúde, Biociências, Meio Ambiente e Humanidades do Centro Universitário Internacional Uninter e pós-doutor em Educação e Ciências Ambientais.




Deixe um comentário