As mudanças climáticas prejudicam quase todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

em 22 September, 2023


ODS

No intervalo da Agenda 2030, a ciência é clara: o planeta está longe de cumprir suas metas climáticas. Isso prejudica os esforços globais para combater a fome, a pobreza e os problemas de saúde, melhorar o acesso à água potável e à energia e muitos outros aspectos do desenvolvimento sustentável, de acordo com um novo relatório multiagências coordenado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Apenas 15% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão no caminho certo, diz o relatório da United in Science, que faz um exame sistemático do impacto das mudanças climáticas e do clima extremo nas metas. Ele ilustra como o tempo, o clima e as ciências relacionadas à água podem promover objetivos como segurança alimentar e hídrica, energia limpa, melhor saúde, oceanos sustentáveis e cidades resilientes.

O relatório anual combina contribuições e conhecimentos de 18 organizações. Ele é lançado antes da Cúpula dos ODS e da Cúpula de Ambição Climática na Assembleia Geral das Nações Unidas.

“2023 mostrou muito claramente que as mudanças climáticas estão aqui. Temperaturas recordes estão queimando a terra e aquecendo o mar, já que o clima extremo causa estragos em todo o mundo. Embora saibamos que este é apenas o começo, a resposta global está muito aquém. Enquanto isso, a meio caminho do prazo de 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o mundo está lamentavelmente fora dos trilhos”, diz o secretário-geral da ONU, António Guterres.

“A ciência é fundamental para as soluções. É amplamente entendido que o tempo, o clima e as ciências relacionadas à água fornecem os alicerces para a ação climática. Mas é menos reconhecido como essas ciências podem impulsionar o progresso nos ODS em todas as áreas”, escreve Guterres no prefácio.

“Neste momento crucial da história, a meio caminho para alcançar os ODS, a comunidade científica está unida no esforço para alcançar a prosperidade para as pessoas e para o planeta”, diz o secretário-geral da OMM, Prof. Petteri Taalas.

“Avanços científicos e tecnológicos inovadores, como modelagem climática de alta resolução, inteligência artificial e nowcasting, podem catalisar a transformação para alcançar os ODS. E alcançar o Alerta Antecipado para Todos até 2027 não apenas salvará vidas e meios de subsistência, mas também ajudará a salvaguardar o desenvolvimento sustentável”, comenta.

O relatório mostra, por exemplo, como as previsões meteorológicas ajudam a aumentar a produção de alimentos e a nos aproximar da fome zero. A integração de informações epidemiológicas e climáticas ajuda a entender e a antecipar as doenças sensíveis ao clima. E os sistemas de alerta precoce ajudam a reduzir a pobreza, dando às pessoas a oportunidade de se prepararem e limitarem o impacto.

A necessidade de ciência e de soluções é mais urgente do que nunca

Entre 1970 e 2021, foram quase 12 mil desastres relatados devido a extremos meteorológicos, climáticos e hídricos, causando mais de 2 milhões de mortes e US$ 4,3 trilhões em perdas econômicas. Mais de 90% das mortes relatadas e 60% das perdas econômicas ocorreram em economias em desenvolvimento, prejudicando o desenvolvimento sustentável.

O aumento das temperaturas globais tem sido acompanhado por condições climáticas mais extremas. A chance de a temperatura média global anual próxima à superfície exceder temporariamente 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais por pelo menos um dos próximos cinco anos é de 66% e está aumentando com o tempo.

Até agora, houve pouquíssimo progresso na redução da lacuna de emissões para 2030 – a lacuna entre as reduções de emissões prometidas pelos países e as reduções de emissões necessárias para atingir a meta de temperatura do Acordo de Paris. As emissões de CO2 dos combustíveis fósseis aumentaram 1% globalmente em 2022 em comparação com 2021 e as estimativas preliminares de janeiro a junho de 2023 mostram um aumento adicional de 0,3%.

Para entrar no caminho certo para cumprir as metas do Acordo de Paris de limitar o aquecimento a bem menos de 2 °C e, de preferência, 1,5 °C, as emissões globais de gases de efeito estufa devem ser reduzidas em 30% e 45%, respectivamente, até 2030, com as emissões de dióxido de carbono (CO2) chegando perto de zero até 2050. Isso exigirá transformações em larga escala, rápidas e sistêmicas.

Algumas mudanças futuras no clima são inevitáveis, e potencialmente irreversíveis, mas cada fração de grau e tonelada de CO2 importa para limitar o aquecimento global e alcançar os ODS, diz o relatório.

“A ciência continua a mostrar que não estamos fazendo o suficiente para reduzir as emissões e cumprir as metas do Acordo de Paris – enquanto o mundo se prepara para o primeiro balanço global na COP28, devemos aumentar nossa ambição e ação, e todos devemos fazer o trabalho real para transformar nossas economias por meio de uma transição justa para um futuro sustentável para as pessoas e o planeta”, disse Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Com informações da United Nations Environment Programme (UNEP).




Deixe um comentário